Este ensaio propõe levantar a questão da relação entre o fundamentalismo e as questões de gênero. A hipótese central é de que há uma inerente incompatibilidade entre as tendências fundamentalistas e a emancipação feminina. A partir de uma abordagem transdisciplinar, caminhamos de uma perspectiva filosófica para uma perspectiva científica que não se limita a apresentar documentos, mas investiga testemunhos, notadamente aqueles que surgem no contexto das artes enquanto cristalização de sentimentos e percepções culturais gerais, com a finalidade de verificar e refletir também sobre as conseqüências psicológicas e sociológicas desta relação, bem como encontrar indícios que talvez ajudem a explicar por que mulheres, dentro dos ambientes fundamentalistas, tendem a abrir mão da luta por seus direitos e conquistas socioculturais.
This essay propounds to bring up the question of the relation between fundamentalism and gender issues. The central hypothesis is that there is an inherent incompatibility between fundamentalist tendencies and women’s emancipation. Departing from a transdisciplinary approach we advance from a philosophical perspective towards a scientific perspective that does not limit itself to offer documentation, but investigates testimonies, notably those appearing in the context of the arts qua crystallization of general, cultural sentiments and perceptions, with the end of verifying and reflecting on the psychological and social consequences of this relation and also finding indications that may help to explain why women, within fundamentalist environments, tend to give up the fight for their rights and socio-cultural conquests.
Esto ensayo propone levantar la cuestión de la relación entre el fundamentalismo y las cuestiones de género. La hipótesis central es la de que hay una inherente incompatibilidad entre las tendencias fundamentalistas y la emancipación femenina. A partir de un abordaje transdisciplinar, caminamos de una perspectiva filosófica para una perspectiva científica que no se limita a presentar documentos, pero que investiga testimonios, notadamente aquellos que surgen en el contexto de las artes en cuanto cristalización de sentimientos y percepciones culturales generales, con la finalidad de verificar y reflejar también acerca de las consecuencias psicológicas y sociológicas de esta relación, bien como encontrar indicaciones que quizá ayuden a explicar porque mujeres, dentro de los ambientes fundamentalistas, tienden a dejar de luchar por sus derechos y conquistas socioculturales.