Condições de produção e difusão do personagem Zé Povo no Brasil: um estudo sobre caricaturas políticas na revista ilustrada O Malho (1900-1910)

Intellèctus

Endereço:
Rua São Francisco Xavier, 524, João Lyra Filho, 9º andar, sala 9019B
Rio de Janeiro / RJ
20550-013
Site: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intellectus/index
Telefone: (21) 2334-2158
ISSN: 16767640
Editor Chefe: Marieta Pinheiro de Carvalho
Início Publicação: 31/05/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Condições de produção e difusão do personagem Zé Povo no Brasil: um estudo sobre caricaturas políticas na revista ilustrada O Malho (1900-1910)

Ano: 2020 | Volume: 19 | Número: 1
Autores: Janine Figueiredo de Souza Justen, Maurício Izelli Doré
Autor Correspondente: Janine Figueiredo de Souza Justen | [email protected]

Palavras-chave: Revistas ilustradas, Identidade nacional, Zé Povo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo investiga as condições de produção e difusão das revistas ilustradas na cidade do Rio de Janeiro na virada do século XX e o papel dessa imprensa na construção da identidade nacional brasileira. A hipótese aponta para o desempenho de um papel decisivo no processo tanto dos espaços de circulação dos agentes envolvidos, quanto das dinâmicas de importação de valores estéticos, modelos gráficos e técnicas de impressão europeias. Nesse contexto, a emergência do Zé Povo e sua reprodução massiva em caricaturas políticas e de costumes é exemplar. São acionadas trajetórias escolares e profissionais dos agentes para uma análise de redes, assim como instâncias de consagração e militância para uma análise de correspondências múltiplas (ACM). Os resultados indicam relações estreitas entre Brasil e Portugal na formação das “elites culturais” e uma não especificação da ocupação “caricaturista”, que transitava entre os campos da arte, dos intelectuais e da política naquele contexto.



Resumo Inglês:

This paper debates the conditions of production and diffusion of the illustrated magazines in the city of Rio de Janeiro at the turn of the 20th century and, on the other hand, the role of this press fraction in the construction of the Brazilian national identity. The hypothesis points to the espaces of circulation of the agents and the import dynamics of European aesthetic values, graphic models and printing techniques as an important and decisive issue to the development of that processus. In this context, the emergence of Zé Povo and your massive reproduction at political and customs caricatures is exemplary. The scholar and professional trajectories of the agents were considered, as well your consecrated instances and militancy for a network analysis and a multiple correspondence analysis (MCA). The results indicate a stronger relation between Brazil and Portugal in the formation of “cultural elites” and a non-specification of the “caricaturist” occupation, which, in the period, transited between the fields of art, intellectuals and politics.