O presente trabalho expõe um diagnóstico das condições de saneamento básico do bairro de Ururaí, situado em Campos dos Goytacazes, RJ. O estudo baseou-se em um método qualiquantitativo de coleta de dados, utilizando os seguintes instrumentos de pesquisa: registro fotográfico, entrevista semiestruturada com os moradores e análises físico-química e microbiológica da qualidade da água dos domicílios e do rio Ururaí. Por meio do registro fotográfico foi constatada uma não uniformidade do sistema de saneamento no bairro. Entre os domicílios onde foram realizadas as entrevistas, verificou-se, na primeira parte da comunidade, que 63% dos moradores não estão satisfeitos com o serviço de saneamento básico, enquanto que, na segunda parte, esse percentual é bem mais elevado, totalizando 83%. Durante a investigação, foi verificada a presença de bactérias do grupo coliforme em amostras de água coletadas no rio Ururaí e nas amostras das casas dos moradores. Com base nos resultados foi possível verificar a precariedade dos serviços envolvendo o saneamento básico na região. Desse modo, esse trabalho propõe uma futura ação educativa no bairro.
This paper presents a diagnosis of sanitation in the Ururaí neighborhood, located in Campos, Brazil. The study was based on both quantitative and qualitative data gathering methods using the following research instruments: photographic record, semi-structured interviews with residents, and physicochemical and microbiological analysis of water quality of the residences and of the Ururaí River. The photographic records did not find one consistency of the local sanitation system. Interviews conducted with one area of the neighborhood show that 63% of residents are not satisfied with the sanitation service, while questionnaires applied in the second area present a higher percentage - 83%. During the investigation, we verified the presence of coliform bacteria in water samples collected in the Ururaí River as well as at residences. Based on the results, we found precariousness of services involving sanitation in the area. Therefore, this work proposes future educational activities in the region.
O presente trabalho expõe um diagnóstico das condições de saneamento básico do bairro de Ururaí, situado em Campos dos Goytacazes, RJ. O estudo baseou-se em um método qualiquantitativo de coleta de dados, utilizando os seguintes instrumentos de pesquisa: registro fotográfico, entrevista semiestruturada com os moradores e análises físico-química e microbiológica da qualidade da água dos domicílios e do rio Ururaí. Por meio do registro fotográfico foi constatada uma não uniformidade do sistema de saneamento no bairro. Entre os domicílios onde foram realizadas as entrevistas, verificou-se, na primeira parte da comunidade, que 63% dos moradores não estão satisfeitos com o serviço de saneamento básico, enquanto que, na segunda parte, esse percentual é bem mais elevado, totalizando 83%. Durante a investigação, foi verificada a presença de bactérias do grupo coliforme em amostras de água coletadas no rio Ururaí e nas amostras das casas dos moradores. Com base nos resultados foi possível verificar a precariedade dos serviços envolvendo o saneamento básico na região. Desse modo, esse trabalho propõe uma futura ação educativa no bairro