O artigo discute quatro aspectos contextuais culturais e midiáticos que contribuÃram para a criação e divulgação de obras experimentais na MPB nos anos 1970. Tais aspectos são: a expansão da indústria fonográfica, a TV e a imagem televisiva, o uso conceitual do álbum e a presença da contracultura no imaginário de artistas e público. Tais condições, analisadas de forma relacional, deram base para determinados artistas – Walter Franco, Secos & Molhados, Tom Zé, entre outros – trabalharem criativamente a linguagem da canção e terem canais de divulgação.
The article discusses four contextual, cultural and media aspects that contributed to the creation and the publicizing of experimental works in Brazilian popular music during the 70’s. These aspects are: the expansion of the phonographic industry, TV and the television image, the conceptual use of the album and the counterculture’s marks in the minds of artists and audience. These conditions, when analyzed in
relation, let some artists – Walter Franco, Secos & Molhados, Tom Zé, among others – work popular song’s language with creativity and have publicizing media.
El artÃculo discute cuatro aspectos contextuales, culturales y midiáticos que contribuyeron a la creación y divulgación de obras experimentales en la música popular brasileña de los años 70. Estos aspectos son: la expansión de la industria fonográfica, la TV y la imagen televisiva, el uso conceptual del álbum y la presencia de la contracultura en el imaginário de los artistas y el público. Estas condiciones, consideradas en relación, servieran de base para que determinados artistas – Walter Franco, Secos & Molhados, Tom Zé, entre otros – trabajasen de manera creativa el lenguaje de la canción y tuviesen canales de divulgación.