CONEXÕES ENTRE ARTE, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: EXPERIMENTANDO O CONCEITO DE MUSEU IMAGINÁRIO

Revista Palíndromo

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ISSN: 2175-2346
Editor Chefe: Mara Rúbia Sant'Anna
Início Publicação: 01/01/2004
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

CONEXÕES ENTRE ARTE, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: EXPERIMENTANDO O CONCEITO DE MUSEU IMAGINÁRIO

Ano: 2019 | Volume: 11 | Número: 25
Autores: Antonio Almeida da Silva, Glòria Jové
Autor Correspondente: Antonio Almeida da Silva | [email protected]

Palavras-chave: Museu imaginário, educação, arte, ciências.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O conceito de museu imaginário
de Malraux (2006) nos convida a experimentar
diálogos constantes entre as
práticas artísticas e os procedimentos
científicos, que criam novos projetos
investigando os imaginários urbanos a
partir das fronteiras e potências entre
as linguagens científicas e artísticas, nos
diferentes meios e contextos de aprendizagem.
Pode qualquer lugar devir um
contexto de aprendizagem? A relação
que estabelecemos com a arte contemporânea
permite imaginar outros modos
de aprender, assim a arte contemporânea
é que nos permite conhecer mais
adiante, a fazer conexões inesperadas
com situações improváveis, pois, qualquer
contexto pode gerar aprendizagens.
Projetos desde a inter e transdiciplinariedade
estabelecem-se através
das diferentes maneiras e atitudes de
conhecer, são procedimentos que estabelecem
pontes entre o conteúdo a ser
ensinado e o contexto vivido. Tais práticas
experimentam através dos processos
artísticos novas estratégias de mediação
cultural, dando possibilidades de
ampliar o repertório cultural dos alunos
e de construção de sentidos e diferentes
interpretações da escola e do mundo.



Resumo Inglês:

The concept of Malraux's imaginary
museum (2006) invites us to experience
relationships between scientific and artistic
languages, in different learning
contexts. The dialogues between artistic
practices and scientific procedures lead
us to ask: Can any place become a learning
context? The relationship we have established
with contemporary art allows us
to imagine other forms of learning; this
relationship allows us to make unexpected
connections with unlikely situations,
because in any context we can generate
learning. The projects generated from inter
and transdisciplinarity are becoming
through different forms of knowledge,
they are procedures that establish bridges
between the content to be taught and
the context lived. These practices experience
new cultural mediation strategies
through artistic processes, showing future
teachers different possibilities with
the purpose of expanding their cultural
repertoire as well as the construction of
meanings that allow them different interpretations
of the school and the world.



Resumo Espanhol:

El concepto de museo imaginario
de Malraux (2006) nos invita a experimentar
relaciones entre los lenguajes
científicos y artísticos, en diferentes medios
y contextos de aprendizaje. Los diálogos
entre las prácticas artísticas y los
procedimientos científicos, nos llevan a
plantear: ¿Puede cualquier lugar devenir
un contexto de aprendizaje? La relación
que hemos establecido con el arte contemporáneo
nos permite imaginar otras
formas de aprendizaje; esta relación nos
permite hacer conexiones inesperadas
con situaciones poco probables, porque
en cualquier contexto podemos generar
aprendizajes. Los proyectos generados
desde la inter y transdisciplinariedad se
concretan a través de diferentes formas
de conocimiento, son procedimientos
que establecen puentes entre el contenido
a ser enseñado y el contexto vivido.
Dichas prácticas experimentan a través
de los procesos artísticos nuevas estrategias
de mediación cultural, mostrando
a los futuras maestras distintas possibilidades
com la finalidade de expandir su
repertorio cultural así como la construcción
de significados que les permitan
distintas interpretaciones de la escuela y
del mundo.