O proselitismo feito por lideranças pentecostais e políticas em períodos eleitorais faz estes atores sociais se aproveitarem da homogeneidade evangélica para implementarem projetos de poder via processos democráticos. Para melhor compreender o fenômeno, este artigo analisou cultos de cinco igrejas durante o pleito da Câmara Municipal de Curitiba em 2020 com o auxílio da Semiolinguística de Charaudeau, que detectou, organizou e aferiu estratégias político-discursivas. Enquanto líderes religiosos apresentaram o ethos de chefe e um falar forte e delocutivo, usado para aconselhar eleitoralmente seus/suas fiéis em nome de Jesus Cristo, candidatos(as) basearam seus ethé e pathé em caráter, virtude e crenças partilhadas para se aproveitarem da homogeneidade do grupo, cada vez mais vinculado ao fundamentalismo. Dessa forma, pretendemos contribuir para o debate sobre a participação dessas lideranças na política partidária de um Estado laico imerso em uma transição que em breve fará do evangelismo a religião com o maior número de filiações no Brasil.
The proselytism carried out by Pentecostal leaders in electoral periods makes these social actors take advantage of the evangelical homogeneity to implement power projects through democratic processes. To better understand the phenomenon, this article analyzed services in five churches during the 2020 Curitiba City Council election with the help of Charaudeau's Semiolinguistics, which detected, organized, and measured political-discursive strategies. While religious leaders adopted the chief ethos and a delocutive speech, used to advise their followers in the name of Jesus Christ, candidates based their ethé and pathé on strong character, virtue, and shared beliefs with this religious group, increasingly linked to fundamentalism. In this way, we intend to contribute to the debate of these leaders’ participation in the party politics of a secular State immersed in a transition that will soon make evangelism the religion with the largest number of affiliations in Brazil.