CONHECIMENTO COMO FRUTO PROIBIDO NA BIBLIOTECA LABIRÍNTICA DE O NOME DA ROSA

Téssera

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ISSN: 2595-8925
Editor Chefe: Enivalda Nunes Freitas e Souza
Início Publicação: 26/11/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Multidisciplinar

CONHECIMENTO COMO FRUTO PROIBIDO NA BIBLIOTECA LABIRÍNTICA DE O NOME DA ROSA

Ano: 2019 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Cynthia Beatrice Costa
Autor Correspondente: Cynthia Beatrice Costa | [email protected]

Palavras-chave: O nome da rosa, labirinto, Gênesis

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Ao traçar um paralelo entre o fruto proibido do Gênesis e o livro proibido em torno do qual gira a trama de O nome da rosa (1980), de Umberto Eco, o presente artigo propõe uma interpretação – ciente de que há diversas outras possíveis – para a biblioteca labiríntica retratada no romance. Em meio ao enfrentamento entre monges que desejam acesso ao conhecimento e monges que interditam esse acesso, julgando-o perigoso, pode-se perceber na abadia criada por Eco alusões à queda de Adão e Eva, que são expulsos do Éden por experimentarem o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. A partir do estudo de símbolos (BIEDERMAN, 1992; CIRLOT, 2001; FERBER, 2007; TRESSINDER, 2012), de considerações a respeito do mito fundador bíblico (COTTER, 2003; TOWNER, 2001) e de explicações sobre o labirinto dadas pelo próprio autor (1985; 2017), procura-se investigar relações entre proibição, autoridade e conhecimento no contexto do livro.



Resumo Inglês:

By drawing a parallel between the forbidden fruit of Genesis and the forbidden book of Umberto Eco's The Name of the Rose (1980), this paper proposes an interpretation – aware that there are several other possible ones – to the labyrinthine library portrayed in the novel. Amid the confrontation between monks who yearn for access to knowledge and monks who forbid such access, judging it dangerous, one can see in the abbey created by Eco allusions to the fall of Adam and Eve, who are expelled from Eden for experiencing the fruit of the tree of the knowledge of good and evil. Based on the study of symbols (BIEDERMAN, 1992; CIRLOT, 2001; FERBER, 2007; TRESSINDER, 2012), considerations about the biblical founding myth (COTTER, 2003; TOWNER, 2001) and explanations about the labyrinth provided by the author himself (1985; 2017), it seeks to investigate relationships between prohibition, authority and knowledge in the book’s context.