CONHECIMENTO, CONTEXTOS E PREDICADOS MORAIS

Síntese

Endereço:
Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 - Planalto
Belo Horizonte / MG
31720300
Site: http://periodicos.faje.edu.br/index.php/Sintese
Telefone: (31) 3115-7054
ISSN: 2176-9389
Editor Chefe: Luiz Carlos Sureki
Início Publicação: 31/12/1973
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Filosofia

CONHECIMENTO, CONTEXTOS E PREDICADOS MORAIS

Ano: 2015 | Volume: 42 | Número: 132
Autores: Tiegüe V. Rodrigues
Autor Correspondente: [email protected] | [email protected]

Palavras-chave: Conhecimento, contextualismo, atribuições morais, predicados morais.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste texto, eu discuto a plausibilidade de uma interpretação contextualista sobre atribuições e alegações de juízos morais. Após uma breve introdução sobre alguns aspectos gerais concernentes à Epistemologia Moral apresentarei uma abordagem contextualista sobre conhecimento, a saber, a tese contextualista proposta por Stewart Cohen. Em seguida, ofereço uma análise contextualista, análoga à tese epistêmica proposta por Cohen, que pretende lidar de maneira mais adequada com os dados lingüísticos envolvendo alegações e atribuições ordinárias de juízos de moralidade. Posteriormente, apresento algumas críticas que podem ser feitas a esta abordagem sobre o contextualismo moral mostrando que elas não são suficientes para refutá-lo. Finalmente, concluo que o contextualismo moral se configura como uma alternativa plausível para explicar nossa prática ordinária referente às nossas alegações e atribuições de juízos morais.



Resumo Inglês:

In this paper I discuss the plausibility of a contextualist account of moral aOributions. APer a brief introduction to some general aspects concerning moral epistemology I present a contextualist approach to knowledge, namely, the contextualist account proposed by Stewart Cohen. Then I oSer a contextualist analysis, analogous to Cohen`s epistemic account, which aims to deal more adequately with the linguistic data involving ordinary claims and aOributions of morality. Subsequently I present some criticisms to this approach on moral contextualism arguing that they are not suUcient to refute it. Finally, I conclude that moral contextualism is a plausible alternative to explain our ordinary practice about our claims and aOributions concerning moral judgments.