CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO “CRIAR PARA INFORMAR”

Cidadania em Ação

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/issue/view/ISSN%2025946412
Telefone: (48) 3664-7929
ISSN: 2594-6412
Editor Chefe: Ana Maria Pereira
Início Publicação: 18/05/2007
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO “CRIAR PARA INFORMAR”

Ano: 2020 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Nathalia de Oliveira Pires, Giovana Barroso de Melo Rios, Juliana Ciarlini Costa, Lucas Lessa de Sousa, Raquel Matoso Freire, Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur, Gislei Frota Aragão
Autor Correspondente: Nathalia de Oliveira Pires | [email protected]

Palavras-chave: educação em saúde, mídias sociais, música, autismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente ensaio tem por objetivo relatar a relevância do projeto “Criar para informar”, realizado pelo Grupo de Estudos em Neuroinflamação e Neurotoxicologia – GENIT/UECE, por meio de duas estratégias: (a) participação em eventos públicos com a apresentação de uma canção autoral e (b) uso de uma mascote virtual nas redes sociais para popularizar informações sobre o autismo. Em dois eventos sobre o Transtorno do Espectro Autista, realizados em abril de 2019, o projeto de extensão “Criar para Informar” apresentou a canção autoral “Pedacinhos”, que chama atenção para a conscientização sobre o trastorno. Como resultado, a canção mostrou-se, nas duas ocasiões, uma ferramenta de engajamento do público presente, gerando empatia e resgatando a atenção para a temática exposta. Além disso, os materiais digitais usando a ilustração de uma mascote vitrual do ,grupo obtiveram êxito, uma vez que apresentaram informações relevantes de maneira didática e ilustrativa, as quais contribuíram para uma comunicação eficaz direcionada à população em geral. Conclui-se que a introdução deelementos artísticos, seja via presencial ou midiática, são práticas bem recebidas pelo público e contribuem para a popularização do conhecimento científico.



Resumo Inglês:

The  current  essay  aims to report the relevance of the project “Create to inform”, carried out by Neuroinflammation  and  Neurotoxicology  Study  Group –GENIT/UECE,  through  two  strategies, participation in public events with a presentation of an authorial song and the use of a social media mascot  to  popularize  information  about  autism  spectrum  disorder.  In  two  events on  the  theme  of autism, both held on April 2019, the extension project “Create to inform” featured an authorial song  “Pedacinhos”,  which  calls  attention  to  the  awareness  about  autism.  As  a  result,  the  song performed  as  a  tool  of  engagement  from  the present  audience,  generating  empathy  and  drawing attention  to  the  theme  exposed.  In  addition,  the  digital  materials  published  by  students,  as  they presented  relevant  information  in  a  didactic  and  illustrative  manner,  contributed  to  an  effective communication directed to the general population. So, the introduction of artistic elements, either on  or  offline,  are  practices  well  received  by  the  public  and  contribute  to  the  popularization  of scientific knowledge.



Resumo Espanhol:

El propósito de este ensayo es informar la relevancia del proyecto "Crear para informar", llevado a cabo por el Grupo de Estudio sobre Neuroinflamación y Neurotoxicología - GENIT / UECE, a través de dos estrategias: (a) participación en eventos públicos con la presentación de una canción de autor y (b) usar una mascota virtual en las redes sociales para popularizar la información sobre el autismo. En dos eventos sobre el trastorno del espectro autista, celebrados en abril de 2019, el proyecto de extensión "Crear para informar" presentó la canción de autor "Pedacinhos", que llama la atención sobre la conciencia del trastorno. Como resultado, la canción demostró ser, en ambas ocasiones, una herramienta para involucrar a la audiencia, generar empatía y restaurar la atención al tema expuesto. Además, los materiales digitales que utilizaron la ilustración de una mascota grupal tuvieron éxito, ya que presentaron información relevante de manera didáctica e ilustrativa, lo que contribuyó a una comunicación efectiva dirigida a la población en general. Se concluye que la introducción de elementos artísticos, ya sea en persona o a través de los medios, son prácticas bien recibidas por el público y contribuyen a la popularización del conocimiento científico.