O presente artigo tem por finalidade fazer uma descrição fonético-fonológica preliminar da ‘lÃngua-de-santo’ e da ‘lÃngua-da-gente-de-santo’ (PESSOA DE CASTRO, 1968a e 1968b; 1977; 1980; 1983) faladas em um terreiro de candomblé na cidade de Rio Branco – AC. Inicialmente, foi feito um levantamento geral dos principais fones usados por adeptos do candomblé em três canções oferecidas ao orixá EXU e em itens lexicais usados pelos adeptos em situações corriqueiras do terreiro. Posteriormente ao levantamento dos fones, analisou-se a ocorrência desses pares de fones, particularmente os foneticamente semelhantes, para se verificar o status fonêmico, tendo como base os pressupostos teórico metodológicos da fonêmica estruturalista (PIKE, 1947). A partir da análise fonético-fonológica geral, verificou-se que a ‘lÃngua-de-santo’ e a ‘lÃngua-da- gente-de-santo’ têm o repertório fonético e caracterÃsticas fonêmicas similares ao do português brasileiro analisado por Mattoso Câmara Jr. (2008) e Cristófaro-Silva (2007).
This article aims to give a description of preliminary phonetic-phonological 'tongue-in-holy' and 'tongue-in-us-de-santo' (Pessoa de Castro, 1968a and 1968b, 1977, 1980, 1983) spoken in a yard of candomblé in the city of Rio Branco - AC. Initially, he was made a general survey of the main headphones worn by followers of Candomblé in three songs offered to the orisha EXU and lexical items used in everyday situations by supporters of the yard. Subsequently the survey of headphones, we analyzed the occurrence of these pairs of headphones, particularly the phonetically similar to check the status phonemic, based on the theoretical and methodological assumptions of structuralist phonemic (PIKE, 1947). From the analysis of phonetic-phonological general, it was found that the 'tongue-in-holy' and 'tongue-in-saint-people' have the repertoire phonetic and phonemic characteristics similar to Brazilian Portuguese analyzed by Mattoso Jr . (2008) and Cristófaro-Silva (2007).