Considerações para uma Pedagogia Vocal Relacional

Voz e Cena

Endereço:
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Prédio Multiuso I, Bloco A, sala A1 15/2. - Asa Norte
Brasília / DF
70910-900
Site: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/index
Telefone: (61) 3107-6134
ISSN: 2675-4584
Editor Chefe: César Lignelli
Início Publicação: 29/06/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Considerações para uma Pedagogia Vocal Relacional

Ano: 2022 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Carlos Henrique Barto Júnior
Autor Correspondente: Carlos Henrique Barto Júnior | [email protected]

Palavras-chave: Voz. Pedagogia Vocal. Canto Relacional. Teatro. Voz em cena.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo é parte integrante da dissertação de mestrado intitulada: Território inseguro: Práticas para um Canto Relacional na formação vocal do ator. Trata-se de uma abordagem pedagógica sobre como a voz cantada pode gerar uma possível transformação do sujeito que canta ou que se sente bloqueado para cantar. Reflete-se também, sobre como tal prática pode auxiliar o ator em formação a superar possíveis aprisionamentos derivados de aspectos virtuosos do canto, através de um diálogo entre as vivências praticadas no grupo de pesquisa e extensão Casa Aberta da Universidade Federal de São João del Rei, em diálogo com os estudos de Jorge Larrosa Bondía e Cassiano Quilici.



Resumo Inglês:

This article is an integral part of the master's dissertation entitled: Insecure Territory: Practices for aRelational Singing in the Actor's Vocal Training. It is a pedagogical approach on how the singing voice can generate a possible transformation of the subject who sings or who feels blocked to sing. It is also reflected on how such a practice can help the actor in training to overcome possible imprisonments derived from virtuous aspects of singing, through a dialogue between the experiences practiced in the research and extension group Casa Aberta of the Federal University of São João del Rei., in dialogue with the studies of Jorge Larrosa Bondía and Cassiano Quilici.



Resumo Espanhol:

Este artículo es parte integral de la disertación de maestría titulada: Territorio Inseguro: Prácticas para un Canto Relacional en la Formación Vocal del Actor. Es un acercamiento pedagógico sobre cómo la voz cantada puede generar una posible transformación del sujeto que canta o que se siente bloqueado para cantar. También se reflexiona sobre cómo tal práctica puede ayudar al actor en formación a superar posibles encarcelamientos derivados de los aspectos virtuosos del canto, a través de un diálogo entre las experiencias practicadas en el grupo de investigación y extensión Casa Aberta de la Universidad Federal de São João del Rei, en diálogo con los estudios de Jorge Larrosa Bondía y Cassiano Quilici