Considerações psicanalíticas acerca da estética do infamiliar na literatura fantástica

Revista Psicologia em Pesquisa

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ISSN: 1982-1247
Editor Chefe: Fatima Caropreso
Início Publicação: 28/02/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Psicologia

Considerações psicanalíticas acerca da estética do infamiliar na literatura fantástica

Ano: 2023 | Volume: 17 | Número: 1
Autores: F. C. Rabelo, K. P. H. Martins
Autor Correspondente: F. C. Rabelo | [email protected]

Palavras-chave: Infamiliar, estética, psicanálise, literatura fantástica, segunda tópica.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Discute-se a importância da estética para o desenvolvimento da concepção do infamiliar, além de apresentar o estatuto do belo na obra de alguns filósofos iluministas, com ênfase em Kant. Sugerese que, influenciados pelo Romantismo, os escritores fantásticos lançam um novo olhar para determinados quadros renascentistas, o que os leva a explorar uma dimensão da fruição artística que inclui a inquietação. Após comentar trechos de Os elixires do diabo, de Hoffmann, pontua-se como a conceituação do infamiliar contribuiu para relativizar o peso do princípio do prazer, inserindo no debate metapsicológico os efeitos de uma entropia que permeia a homeostase da libido.



Resumo Inglês:

The importance of aesthetics for the development of the concept of the uncanny is discussed. The statute of the beautiful is presented in the work of some Enlightenment philosophers, emphasizing Kant. It is suggested that, influenced by Romanticism, fantastic writers cast a new look at certain Renaissance paintings, which leads them to explore a dimension of artistic enjoyment that includes restlessness. After commenting Hoffmann’s The Devil’s Elixirs, one points out how the concept of the unfamiliar contributed to relativizing the weight of the pleasure principle, inserting into the metapsychological debate the effects of an entropy that permeates the libido homeostasis.



Resumo Espanhol:

Se discute la importancia de la estética para el desarrollo del concepto de lo ominoso. Se aborda el estatuto de lo bello en la obra de filósofos de la Ilustración, con énfasis en Kant. Se defiende que los escritores fantásticos, influenciados por el Romanticismo, dan una nueva mirada a determinados cuadros renacentistas, lo que los lleva a explorar una dimensión del disfrute artístico que incluye la inquietud. Del comentario de Hoffmann, se señala cómo la conceptualización de lo ominoso contribuyó a relativizar el peso del principio del placer, incluyendo los efectos de una entropía en la homeostasis de la libido.