CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESSÊNCIA DO PENSAR

Revista Ideação

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ISSN: 2359-6384
Editor Chefe: Laurenio Leite Sombra
Início Publicação: 31/01/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESSÊNCIA DO PENSAR

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 38
Autores: Glória Maria Ferreira Ribeiro
Autor Correspondente: Glória Maria Ferreira Ribeiro | [email protected]

Palavras-chave: Pensar, Fundamento, Liberdade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Num escrito registrado entre 1944 e 45 intitulado Para discussão da serenidade, do filósofo alemão Martin Heidegger, temos retratada a conversa entre um pensador, um erudito e um professor. O tema da conversa é a questão sobre a essência do homem que acaba convergindo para a questão sobre a essência mesma do pensamento - que, tradicionalmente, é concebido como representação; isto é, como um querer. Contudo, no começo da conversa que se estabelece entre os três personagens, fica assentado que a essência do pensamento não se confunde com o pensamento mesmo. Sendo assim, se o pensamento é caracterizado como vontade, como querer, sua essência deve ser algo como o não-querer. Eis o problema posto, eis o nó da conversa. Porque esse não - querer não pode ser fruto da vontade (isto é, do próprio pensamento), enquanto essência do pensamento, o não-querer deve acontecer antes mesmo de qualquer vontade que queira dominar a realidade. É necessário colocar-se, então, na dimensão na qual o pensamento, compreendido como vontade, ainda não se determinou. E colocar-se nessa dimensão é estar entregue ao fenômeno da serenidade, que traduz a experiência mesma do pensar.



Resumo Inglês:

In an essay written about 1944 and 45 entitled Towards an explication of Gelassenheit: from a conversation on a country path about thinking, from German philosopher Martin Heidegger, we have depicted a conversation between a thinker, an erudite and a teacher. The theme of the conversation is the question about the essence of man which ends up converging to the question about the essence of thought itself – which, traditionally, is conceived as representation; or in other words, as a wanting. However, in the beginning of the conversation, which is established between the three characters, it is settled that the essence of thought cannot be mistaken with the thought itself. Therefore, if the thought is seen as will, as a wanting, its essence should be something like a non-wanting. Here is the stated the problem, here is the knot of the conversation. Because this non-wanting cannot be the outcome of will (which is the thinking itself) while essence of the thought, the non-wanting should happen even before any will that wishes to take over reality. Then, it is necessary to put oneself in a dimension which the thought is understood as a willing that hasn’t been determined yet. And putting itself in this dimension is to be delivered to the phenomenon of releasement, which translates the same experience of thinking