A teoria musical, como categoria de pensamento sobre a música, constitui-se historicamente como conceito representativo das formas consideradas válidas de se conhece-la, diretamente condicionado pela cultura que o produz. No contexto da música antiga, esse conceito esteve associado a outros, tais como a poética e a prática musical, que definiam, conforme finalidades específicas, as possibilidades de realização e compreensão da música. Partindo de uma perspectiva hermenêutica, à maneira de um estudo de caso, este artigo apresenta uma investigação sobre o conceito de teoria musical no contexto específico da música luterana seiscentista e avalia a relação dele com os conceitos de poética e análise musical, no marco do tratado intitulado Musica Poetica (1606), de Joachim Burmeister.
Music theory, as a category of thought about music, historically constitutes itself as a representative concept of the ways considered valid to know music, directly conditioned by the culture that produces it. In the context of ancient music, this concept was associated with others, such as poetics and musical practice, which defined, according to specific purposes, the possibilities of making and understanding music. Starting from a hermeneutic perspective, in the manner of a case study, this article presents an investigation about the concept of music theory in the specific context of 17th century Lutheran music and assesses its relationship with the concepts of poetics and music analysis, within the framework of Joachim Burmeister’s treatise entitled Musica Poetica (1606).