A Constituição do Sujeito Ético

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Telefone: (11) 4366-5958
ISSN: 21763828
Editor Chefe: Helmut Renders
Início Publicação: 30/04/1982
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

A Constituição do Sujeito Ético

Ano: 2008 | Volume: 13 | Número: 1
Autores: R. de S. Josgrilberg
Autor Correspondente: Rui de Souza Josgrilberg | [email protected]

Palavras-chave: sujeito, sujeito ético, sujeito religioso, ética cristã

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo parte da conceituação de sujeito ético
como “uma autonomia alcançada através da
alteridade”. Descreve como constitutivo do sujeito
ético o seu envolvimento “numa trama de
interpelação e resposta”, “entre a unidade de um
mundo e a pluralidade dos muitos mundos
culturais”. Um “sujeito ético cristão” inclui, na
trama de interpelação e resposta, a narrativa
bíblica que estabelece um diálogo crítico com os
mundos ao redor. A sua “experiência encontra sua
expressão mais plena e mais significativa
eticamente como sujeito ético eclesial”.



Resumo Inglês:

The article is based on the notion of the ethical individual
as “an autonomy achieved through
alterity”. It describes the involvement in a “weft of
interpellation and answer “ as constitutive part of
the ethical individual, “between the unity of a world
and the plurality of the several cultural worlds”. An
ethical individual” includes, in the weft of
interpellation and answer, the biblical narrative that
establishes a critical dialog with the worlds around.
His “experience finds its fullest and most ethically
meaningful expression as an ecclesial ethical
individual”.



Resumo Espanhol:

O artigo parte da conceituação de sujeito ético
como “uma autonomia alcançada através da
alteridade”. Descreve como constitutivo do sujeito
ético o seu envolvimento “numa trama de
interpelação e resposta”, “entre a unidade de um
mundo e a pluralidade dos muitos mundos
culturais”. Um “sujeito ético cristão” inclui, na
trama de interpelação e resposta, a narrativa
bíblica que estabelece um diálogo crítico com os
mundos ao redor. A sua “experiência encontra sua
expressão mais plena e mais significativa
eticamente como sujeito ético eclesial”.