A CONSTITUIÇÃO ONTOLÓGICO-EXISTENCIAL DA CORPOREIDADE EM HEIDEGGER

Síntese

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ISSN: 2176-9389
Editor Chefe: Luiz Carlos Sureki
Início Publicação: 31/12/1973
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Filosofia

A CONSTITUIÇÃO ONTOLÓGICO-EXISTENCIAL DA CORPOREIDADE EM HEIDEGGER

Ano: 2010 | Volume: 37 | Número: 117
Autores: Acylene Maria Cabral Ferreira
Autor Correspondente: Acylene Maria Cabral Ferreira | [email protected]

Palavras-chave: ser-no-mundo, disposição, compreender, ontológico-existencial, corporeidade, Heidegger.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nosso objetivo é refletir sobre a constituição ontológico-existencial da corporeidade em Heidegger, a partir da estrutura ser-no-mundo e dos existenciais da mundanidade do mundo, disposição e compreender. Nossa hipótese consiste em que a corporeidade é um modo de ser e, portanto, um existencial da presença (Dasein). Primeiramente, analisaremos a importância e as dificuldades relativas ao tema da corporeidade no pensamento heideggeriano, ao mesmo tempo em que indicaremos a viabilidade da temática proposta. Em seguida, discutiremos o caráter de abertura dos existenciais com o intuito de estabelecermos o nexo ontológico entre estas aberturas. Com isto, pretendemos esclarecer porque a corporeidade é um existencial que estrutura a presença em modos de ser. Fundamentados nos Seminários de Zollikon e em Ser e tempo discutiremos a relação entre espacialidade e corporeidade existencial, através das características constitutivas de direcionamento, distanciamento e proximidade. Por fim, apontaremos que a constituição ontológico-existencial da corporeidade é, ao mesmo tempo, uma constituição hermenêutica da corporeidade.



Resumo Inglês:

Our aim is to reflect over the ontological and existential constitution of corporeity in Heidegger in the lighit of the being-in-the-world structure as well as of the existentials of the mundanity of the world, disposition and understanding. Our hypothesis is that corporeity is a mode of being and, therefore, an existential of the being-there (Dasein). First of all, we will analyze the importance and difficulties related to the issue of corporeity in Heideggerian thought, and indicate the viability of the proposed theme. We will then discuss the openness characteristic of existentials, in order to establish the ontological connection between them. This approach will help us clarify why corporeity is an existential that structures the being-there into modes of being. Taking as a basis the Zollikon Seminars and Being and Time, we will discuss the relationship between spaciality and existential corporeity, through the constitutive characteristics of direction ("directioning"), distanciation and proximity. Finally, we will point that the ontological-existential constitution of corporeity is also a hermeneutic constitution of corporeity.