No contexto de uma análise working-in-progress, em torno do texto The Big Bang Theory, o presente momento reflexivo visa, especificamente, verificar se o conceito de gaze male (Mulvey, 2007), reconhecido na cinematografia tradicional (em particular na norte-americana), está (ou não) presente no texto digital transmedia em estudo. Começaremos por estabelecer o ato de fala como performativo da (auto)identidade (Benveniste, 1986); verificaremos a estabilidade do conceito nas narrativas digitais transmedia (Jenkins, 2003, 2011), assim, abrindo o espaço para a leitura das personagens femininas à luz dos estudos de género (Beauvoir, 2008; Butler, 2006; Foucault, 1970; Héritier, 2005; Rich, 1986, 2002; Vidal, 2005; Showalter, 2002). Nesse sentido, estabeleceremos o atual foco de reflexão no episódio 2, da temporada 10, posto que convoca e discute o próprio conceito de personagem no contexto dos textos digitais transmedia. Tomando esse ponto de partida, será feita uma primeira interpretação da construção da identidade feminina, a qual se pretende tornar, futuramente, abrangente ao texto da série em causa, com vista a demonstrar (ou não) a nossa atual premissa.
In the context of a working - in - progress analysis of The Big Bang Theory text, the present reflective moment aims specifically to verify whether the male gaze concept (Mulvey, 2007), recognized in traditional cinematography (particularly in North - American), is (or is not) present in the transmedia digital text under study. We begin by establishing the speech act as performative of (self)identity (Benveniste, 1986); we will verify the stability of the concept in transmedia digital narratives (Jenkins, 2003 , 2011), thus opening the space for the reading of the female characters in the light of gender studies (Beauvoir, 2008; Butler, 2006; Foucault, 1970; Héritier, 2005; Rich, 1986, 2002; Vidal, 2005; Showalter, 2002). In this sense, we will establish the current focus of reflection in episode 2, season 10, since it summons and discusses the concept of character in the context of transmedia digital texts. Taking this analise as a starting point, it is our intention to de velop a further interpretation concerning the feminine identity construction, through out the serie, in order to consolidate (or not) our present premise.