Cada vez mais, as imagens de vídeos amadores e de câmeras de vigilância têm comparecido na narrativa telejornalística como elementos de construção da notícia. Assim, esse trabalho se propõe a investigar a questão do agendamento dos acontecimentos que, por hipótese, são pontuados pelas imagens produzidas por agentes exteriores à empresa jornalística – e que temos conceituado como “telejornalismo apócrifo”. Numa perspectiva ensaística, a pesquisa aponta para novos aspectos da comunicação jornalística diante da popularização dos dispositivos digitais e, essencialmente, do fazer jornalístico no contexto da cultura contemporânea marcada pelas novas tecnologias interativas de informação e comunicação.
Increasingly, images from amateur videos and from surveillance cameras have been part of the news narrative as elements of the newsmaking process. Therefore, this paper purposes to investigate the question on agenda-setting issues that, hypotheti-cally, are pointed out by images produced by those ones outside the news firms - and conceptualized as "apocryphal television news bulletin". Under an essayistic perspec-tive, this paper shows new aspects of journalistic communication facing digital devices and, substantially, the process of making journalism in contemporary culture, by using new interactive technologies on information and communication.