A CONSTRUÇÃO DAS PRINCESAS DISNEY: UMA ANÁLISE DAS PERFORMANCES, NARRATIVAS E IDENTIDADES FEMININAS

Tropos

Endereço:
Campus Universitário - BR 364, Km 04 - Distrito industrial
Rio Branco / AC
69.920-900
Site: http://revistas.ufac.br/revista/index.php/tropos/issue/view/19
Telefone: (68) 3223-6701
ISSN: 2358-212X
Editor Chefe: Francielle Maria Modesto Mendes e Francisco Aquinei Timóteo Queirós
Início Publicação: 30/06/2014
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

A CONSTRUÇÃO DAS PRINCESAS DISNEY: UMA ANÁLISE DAS PERFORMANCES, NARRATIVAS E IDENTIDADES FEMININAS

Ano: 2020 | Volume: 9 | Número: 2
Autores: Ana Naemi Machida, Carlos Magno Camargos Mendonça
Autor Correspondente: Carlos Magno Camargos Mendonça | [email protected]

Palavras-chave: Performance; Narrativa; Identidade; Gênero; Animação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Desde A Branca de Neve e os Sete Anões, as princesas dos Estúdios Disney ganharam cada vez mais visibilidade, de maneira a disseminar um determinado padrão de feminilidade para o público infantil. As significações em torno dessa construção do feminino foram se alterando, o que, inevitavelmente, se relaciona a contextos históricosociais. Tendo em vista que as crianças estão envolvidas por um processo de subjetivação ao assistirem a esses filmes, este artigo se propõe a analisar as construções narrativas, identitárias e performáticas dessas princesas a partir do marcador analítico de gênero interseccionado com raça e classe. Usaremos da perspectiva dos estudos de gênero, do feminismo interseccional e dos estudos culturais para entender quais mudanças ocorreram ao longo do tempo.



Resumo Inglês:

Since Snow White and the Seven Dwarfs, Disney Studios' princesses have gained more and more visibility. As consequence, a certain pattern of femininity has been spread to children‟s audience. The meanings surrounding this construction of the feminine were changing, which inevitably relates to historical and social contexts. Given that children go through a process of subjectification when watching these movies, this paper aims to analyze the narrative, identity and performance constructions of these princesses based on the analytical marker of gender intersected with race and class. We will use the perspective of gender studies, intersectional feminism and cultural studies to understand what changes have occurred over time.