Este estudo propõe um olhar sobre as obras do artista Paulo Nenflidio, a
começar pela obra intitulada Música dos ventos, que serve como interface para fazer a
conexão entre o homem e o lugar por meio do som. O estudo ainda investiga como as
obras do autor trazem uma linha de pensamento que passeia entre a arte e a ciência,
tornando-o assim um artista hÃbrido, especialmente a partir da noção de campo
expandido, de Rosalind Krauss. A pesquisa traz o estudo das interfaces da obra entre
som e espaço e adentra no universo do artista, que além de ter formação em Artes
Visuais, dispõe também de conhecimento em eletrônica. Traz também para a
investigação outras obras de Paulo Nenflidio como artista visual e, mais precisamente,
as obras sonoras nas quais a presença de seu conhecimento em eletrônica é evidente.
Esta pesquisa justifica-se pela ausência de publicações cientÃficas a respeito da obra do
artista, assim como pela hipótese de uma leitura da obra de Nenflidio à luz de elementos
teóricos e históricos relacionados à escultura no campo expandido proposto Rosalind
Krauss, à paisagem sonora, conceito formulado por R. Murray Schafer, à arte cinética e
à história dos autômatos.
This study proposes a glance at the works of the artist Paulo Nenflidio,
beginning with the work entitled Música dos Ventos, which serves as an interface to make
the connection between man and the place through sound. The study also investigates
how the author's works bring a line of thought that walks between art and science, thereby
making him a hybrid artist, especially from the expanded notion of field, Rosalind
Krauss. The research brings the study of the work interfaces between sound and space
and enters the universe of the artist, who in addition to having formation in Visual Arts,
also has knowledge in electronics. It also brings to research other works of Paulo Nenflidio
as a visual artist and, more precisely, the sound works in which the presence of his
knowledge in electronics is evident. This research is justified by the lack of scientific
publications about the artist's work, as well as the possibility of a reading of the work of
Nenflidio in the light of theoretical and historical elements related to sculpture in the
expanded field proposed Rosalind Krauss (1984) and the countryside sound concept
formulated by R. Murray Schafer (2001), the kinetic art and history of automata.