Construtivismo Radical ou Trivial?

Revista Psicologia em Pesquisa

Endereço:
Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Psicologia – ICH Campus Universitário – Bairro Martelos
JUIZ DE FORA / MG
36036-330
Site: http://psicologiaempesquisa.ufjf.emnuvens.com.br/psicologiaempesquisa
Telefone: (32) 2102-3103
ISSN: 1982-1247
Editor Chefe: Fatima Caropreso
Início Publicação: 28/02/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Psicologia

Construtivismo Radical ou Trivial?

Ano: 2014 | Volume: 8 | Número: 2
Autores: Julio Mazzoni, Gustavo Arja Castañon
Autor Correspondente: Julio Mazzoni | [email protected]

Palavras-chave: construtivismo radical, construtivismo, epistemologia, Glasersfeld, radical constructivism, constructivism, epistemology, Glasersfeld

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Com alguma influência em psicoterapia e pedagogia, o construtivismo radical de Ernst von Glasersfeld é uma teoria que se apresenta como revolucionária e defende que o conhecimento nada mais é que uma construção que fazemos com base nos dados subjetivos de nossa experiência. No entanto, se radical, ele é uma forma contemporânea de solipsismo; se renuncia ao solipsismo, é um realismo piagetiano trivial. Estéril na prática, o construtivismo radical é uma variação idealista contemporânea de relativismo que defende teses condenadas por contradições claras, entre elas, a assunção de pressupostos ontológicos para negar a necessidade de ontologia, o recurso a investigações empíricas para sustentar que o conhecimento objetivo não existe e o uso da linguagem para comunicar que a linguagem não pode comunicar.



Resumo Inglês:

With some influence in psychotherapy and pedagogy, radical constructivism is a theory proposed by Ernst von Glasersfeld which presents itself as revolutionary and argues that knowledge is nothing more than a construct that we make based on our experience subjective data. However, if radical, it is a contemporary form of solipsism; if it renounces solipsism, it is a trivial Piagetian realism. Sterile in practice, radical constructivism is a contemporary idealistic variation of relativism that proposes theses condemned by clear contradictions, including the assumption of ontological presuppositions to deny the need for ontology, the use of empirical research for sustaining that objective knowledge does not exist and the use of language to communicate that language cannot communicate.