Consumo e sociabilidade numa feira de brechós no coração do subúrbio carioca

Diálogo com a Economia Criativa

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ISSN: 2525-2828 
Editor Chefe: Veranise Jacubowski Correia Dubeux
Início Publicação: 30/04/2016
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Consumo e sociabilidade numa feira de brechós no coração do subúrbio carioca

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: 13
Autores: Jorgiana Melo de Aguiar Brennand
Autor Correspondente: Jorgiana Melo de Aguiar Brennand | [email protected]

Palavras-chave: consumo; sociabilidade; Feira das Brecholeiras; cidade; Madureira.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho faz uma análise da Feira das Brecholeiras, realizada semanalmente, embaixo do
viaduto Negrão de Lima, em Madureira, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de um
estudo focado no consumo e na sociabilidade presente nesse evento, que comercializa todo tipo de
mercadoria. De bijuterias a roupas de grife. Quase tudo é artigo de segunda mão. Aliando abordagem
etnográfica, por meio da observação participante, e pesquisa bibliográfica, pretende-se mostrar como
esse evento, que reúne principalmente vendedoras, é capaz de atrair todo tipo de frequentador: da
senhora que chega de carro com motorista a pessoas que trazem dinheiro apenas para uma peça de
roupa e até mulheres que buscam apenas conversar com as vendedoras e normalmente não compram
nada, num espaço considerado de pechincha. Um dos objetivos do trabalho é analisar o consumo
como um fenômeno cultural e mediador de relações sociais e a sociabilidade como elemento central

nas relações entre as brecholeiras e os frequentadores da feira. O interesse de algumas frequentado-
ras apenas nas conversas com as vendedoras sinaliza que a Feira das Brecholeiras é um espaço onde as

pessoas buscam estar juntas pelo prazer do encontro, revelando-se num espaço dotado de sociabili-
dade. Nesses casos, o consumo do evento evidencia também como um mediador das relações sociais.

As análises estarão ancoradas em autores como Campbell (2004); Douglas; Isherwood (2013); Barbosa
(2004; 2009); Haesbaert (2014); Maffesoli (2000); Pesavento (2007).