A presente tradução é a continuação de um projeto de tradução, apoiado e incentivado pela revista Urdimento, relativo a partes do doutorado Contato Improvisação como uma Arte de viver, de Jörg Schmid da Universidade Philipps de Marburgo. Essa é a terceira tradução, [parte 3], desse projeto, a qual foca em noções de qualidade de vida, bem-estar subjetivo, felicidade e satisfação da vida enquanto reações emocionais e avaliações cognitivas; além de apresentar a teoria do fluxo de Csikszentmihalyi, pesquisas atuais, inclusive no campo da neurofisiologia, associadas à vivência do fluxo e elementos como perda da consciência do eu, concentração, foco, unidade, distorções temporais, adequação entre habilidade e exigência, diferentes aplicações da vivência do fluxo e seus desdobramentos no dia-a-dia etc. Essa tradução pretende continuar contribuindo para o cenário da dança e dos estudos performáticos, mostrando a importância do Contato Improvisação (CI) como uma crescente e mundialmente disseminada forma de dança contemporânea e pesquisa de movimento corporal, ainda pouco estudada no Brasil.
This translation is the continuation of a translation project, supported and encouraged by the periodical Urdimento, referring to sections of the doctorate Contact Improvisation as an Art of living of Jörg Schmid from the University Phili- pps Marburg. This is the third translation, [part 3], of this project, which focuses on the notions of quality of life, subject well being, happiness and satisfaction with life as an emotional reaction and as cognitive assessments; moreover it presents the flow theory of Csikszentmihalyi, currents researches, including the neurophysiological field, associates with the flow and elements such as loss of the i-consciousness, concentration, focus, unity, temporal distortions, adjust between abilities and challenges, different uses of the flow experience and its consequences in daily life etc. This translation intends to keep contributing to the scene of dance and performance studies, showing the importance of Contact Improvisation (CI) as a growing and worldly disseminated form of contemporary dance and bodily movement research, yet scarcely studied in Brazil.