Contexto ou (com) texto? Por uma nova escrita das ciências

Cadernos Camilliani

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ISSN: 15180395
Editor Chefe: Pe. Msc. João Batista Gomes de Lima
Início Publicação: 30/06/2000
Periodicidade: Quadrimestral

Contexto ou (com) texto? Por uma nova escrita das ciências

Ano: 2010 | Volume: 11 | Número: 2
Autores: Maria Carolina de Andrade Freitas
Autor Correspondente: Maria Carolina de Andrade Freitas | [email protected]

Palavras-chave: Escritura, ciência, subjetivação, paradigma estético-processual

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este ensaio discute a escrita das “novas formas de ciência” a partir de uma verdadeira escritura do mundo e de si como o possível de transformação e invenção da vida e do conhecimento. Chamaremos de “novas formas de ciência” práticas discursivas, delimitadas pelo paradigma estético-processual, que denominam o conhecimento por seu caráter de produção permanente na co-construção do mundo e da realidade. Nesta perspectiva, pensar, conhecer e escrever, apresentam-se como travessias, sempre em movimento de construção e processados no coletivo, no atual e no virtual, apontando para uma produção de diferença e modos de subjetivação. O paradigma estético-processual possibilita uma nova coordenada teórica e pragmática para pensar as transformações que a ciência vem sofrendo além de promover práticas inventivas e novas combinações de forças. Para tanto, o ensaio apresentará algumas contribuições de Foucault, Deleuze e Guattari, Rolnik, Latour, cientistas da Science Studies, entre outros.



Resumo Inglês:

This essay discusses the writing of “new forms of science” from a true scripture of the world and oneself, as possible in processing and invention of life and knowledge. It will be called “new forms of discursive practicum science”, bounded by the aesthetic procedures paradigm, which call for knowledge of its characteristic of permanent production, in the co-construction of the world and reality. From this perspective, thinking, knowing and writing appear as crossings, always in the movement of construction, and processed in the collective, in the current and the virtual, pointing to a production of difference and ways of subjectivity. The aesthetic and processual paradigm allows for a new theoretical and pragmatic coordinate to think over the changes that science has been suffering, besides promoting practical and inventive new combinations of forces. Thus, this work presents some contributions from Foucault, Deleuze and Guattari, Rolnik and Latour - scientists from Science Studies, among others.