CONTINUIDADES E TRANSFORMAÇÕES DA TEORIA DA AÇÃO DE MAX WEBER ENTRE 1913 E 1921

Sociologias Plurais

Endereço:
Rua General Carneiro - 9º andar - sala 906 - Centro
Curitiba / PR
80060150
Site: https://revistas.ufpr.br/sclplr
Telefone: (41) 3360-5173
ISSN: 23169249
Editor Chefe: Patricia dos Santos Dotti do Prado
Início Publicação: 05/10/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia

CONTINUIDADES E TRANSFORMAÇÕES DA TEORIA DA AÇÃO DE MAX WEBER ENTRE 1913 E 1921

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: Bruna dos Santos Bolda
Autor Correspondente: Bruna dos Santos Bolda | [email protected]

Palavras-chave: Max Weber; Teoria da Ação; Racionalismo Heurístico.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O ensaio Sobre algumas categorias da Sociologia Compreensiva foi publicado em 1913 e, após inúmeras críticas acerca da incompreensibilidade desse texto, Weber revisou-o e (re)publicou-o em 1921, com o título Conceitos Sociológicos Fundamentais. Em vista disso, neste artigo objetivamos discutir as alterações conceituais e tipológicas da teoria da ação de Weber realizadas de Categorias para Conceitos. Em 1913, ainda que Weber reflita sobre ações motivadas por fins, valores e afetos, ele não as considera como ações comunitárias. Quiçá trata as ações orientadas pela tradição e/ou pelo hábito como comportamentos. Por outro lado, em 1921, Weber admite a análise intelectual, tanto de ações racionais quanto de ações afetivas e tradicionais, o que equivale metodologicamente a dois tipos de ação racional: a de fins e a de valores. É importante ressaltar que em ambos os ensaios Weber prioriza a análise da ação racional, pois ela possui compreensibilidade evidente. Somente para fins de conveniência metodológica, a Sociologia Compreensiva é “racionalista”. Com base nisso, defendemos que a possível normatividade racionalista, existente em Categorias, é nos Conceitos erradicada. Com o abandono da racionalidade objetivamente correta e a consequente adoção da racionalidade de fins e de valores, seu “racionalismo heurístico” perdeu a centralidade.



Resumo Inglês:

The essay Sobre algumas categorias da sociologia compreensiva was published in 1913. After several critiques over the incomprehensibility of the text, Weber revised it and republished it in 1921 with the title Conceitos Sociológicos Fundamentais. With that in mind, we’ll discuss the conceptual and typological changes in Max Weber’s action theory from one to the other. In the 1913 version, even though Weber writes about actions oriented by ends, values, and affections, he does not consider them communitarian actions. On the other hand, in the 1921 version he allows for the intellectual analysis of rational as well as affectionate and traditional actions. Still, the rational action types are methodologically equivalent: goal rational action and value rational action. Weber gives priority to rational actions in both versions, given that they are immediately comprehensible. Weber’s comprehensive sociology is only “rational” as a methodological convenience. With that in mind, we argue that the rationalist normativity, present in the Categorias, is eliminated in the Conceitos. As he abandons objectively correct rationality and adopts “means-ends” and “value’ rationality”, his “heuristic rationalism” loses centrality.