O presente artigo objetiva problematizar o conceito de dramaturgia originalmente conhecido e difundido desde os escritos de Aristóteles no livro Poética. Abordou-se como ideia de contradramaturgia uma noção que está imersa em uma complexidade filosófica de “saberes e fazeres” afro-ancestrais, visto que o conceito de dramaturgia não dá conta das necessidades basilares das danças afro-brasileiras. Como suporte teórico-filosófico foram utilizadas reflexões de pensadores/as que fazem uso de epistemologias africanas, afro-brasileiras e anticoloniais. Defendeu-se a tese que as necessidades organizacionais das narrativas e corporeidades pretas, apresentadas a partir de suas danças afrodiaspóricas estão conectadas à sinuosidade corpoexistencialdo pensamento e à circularidade dos acontecimentos. Os caminhos metodológicos desenvolvidos fazem parte de um conjunto de ações teórico-práticas sobre presença cênica e corporalidades afro-brasileiras em cena desenvolvidas ao longo de nossaatuação como artista-pesquisador.
This article aims to problematize the concept of dramaturgy originally known and spread since Aristotle's writings in the book Poetics. As an idea of counterdramaturgy, a notion that is immersed in a philosophical complexity of Afro-ancestral “knowledge and doings” was approached, since the concept of dramaturgy does not deal with the basic needs of Afro-Brazilian dances. As a theoretical-philosophical support, reflections of thinkers who make use of African, Afro-Brazilian and anti-colonial epistemologies were used. The thesis was defended that the organizational needs of black narratives and corporeities, presented from their afrodiasporic dances, are connected to the existential corpus sinuosity of thought and to the circularity of events. The methodological paths developed are part of a set of theoretical-practical actions on scenic presence and Afro-Brazilian corporalities on stage developed throughout ourwork as an artist-researcher.
Este artículo tiene como objetivo problematizar el concepto de dramaturgia originalmente conocido y difundido desde los escritos de Aristóteles en el libro Poética. Como idea de contradramaturgia, se abordó una noción que está inmersa en una complejidad filosófica de “saberes y haceres” afroancestrales, ya que el concepto de dramaturgia no trata con las necesidades básicas de las danzas afrobrasileñas. Como soporte teórico-filosófico se utilizaron reflexiones de pensadores que hacen uso de epistemologías africanas, afrobrasileñas y anticoloniales. Se defendió la tesis de que las necesidades organizativas de las narrativas y corporeidades negras, presentadas desde sus danzas afrodiaspóricas, están conectadas con la sinuosidad del corpus existencial del pensamiento y con la circularidad de los acontecimientos. Los caminos metodológicos desarrollados forman parte de un conjunto de acciones teórico-prácticas sobre la presencia escénica y las corporalidades afrobrasileñas en escena desarrolladas a lo largo denuestrotrabajo como artista-investigador.