Contribuições da Teoria da Inoculação e o papel didático da gamificação como ferramenta de combate à desinformação política

Em Questão

Endereço:
Rua Ramiro Barcelos 2705, sala 519
Porto Alegre / RS
90035 007
Site: http://seer.ufrgs.br/EmQuestao
Telefone: (51) 3308-2141
ISSN: 1808-5245
Editor Chefe: Samile Andréa de Souza Vanz
Início Publicação: 01/01/1986
Periodicidade: Quinzenal
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Ciência da informação

Contribuições da Teoria da Inoculação e o papel didático da gamificação como ferramenta de combate à desinformação política

Ano: 2023 | Volume: 29 | Número: Não se aplica
Autores: Karoline Maria Fernandes da Costa e Silva, Nadi Helena Presser
Autor Correspondente: Karoline Maria Fernandes da Costa e Silva | [email protected]

Palavras-chave: desinformação; Teoria da Inoculação Psicológica; gamificação; debunking

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo explora as contribuições da Teoria da Inoculação e o papel didático da gamificação como recurso de combate à desordem informacional política. Pesquisa bibliográfica, faz um levantamento das principais teorias em torno do conceito de desinformação e, sem seguida, o mapeamento das estratégias de detecção e desmascaramento (debunking) de peças desinformativas existentes no contexto da experiência brasileira, discutindo sua aplicabilidade e viabilidade no “mundo real”. Por fim, apresenta uma abordagem exploratória dos conceitos em torno da “inoculação psicológica” e sua aplicação em games educativos como mecanismo para mitigar os impactos da disseminação de conteúdos falsos ou politicamente nocivos nas redes sociais.



Resumo Inglês:

The article explores the contributions of Psychlogical Inoculation Theory and the didactic role of gamification as a resource to combat political informational disorder. Bibliographic reasearch, it surveys the main theories around the concept of disinformation and, without then, mapping the strategies of detection and unmasking (debunking) of disinformative pieces existing in the context of the Brazilian experience, discussing their applicability and viability in the "real world". Finally, it presents an exploratory approach to the concepts around "psychological inoculation" and its application in educational games as a mechanism to mitigate the impacts of the dissemination of false or politically harmful content on social networks