CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL EM TEMPOS DE E-SOCIAL

Revista da ENIT (Escola Nacional da Inspeção do Trabalho)

Endereço:
Esplanada dos Ministérios Bloco F - Anexo – Ala B - 1º Andar – Sala 165 - Zona Cívico-Administrativa
Brasília / DF
70056-900
Site: https://enit.trabalho.gov.br/revista
Telefone: (61) 2031-6433
ISSN: 2594-8628
Editor Chefe: Felipe Macêdo Pires Sampaio
Início Publicação: 02/11/2017
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Direito

CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL EM TEMPOS DE E-SOCIAL

Ano: 2018 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: VANISE CLETO MURTA
Autor Correspondente: VANISE CLETO MURTA | [email protected]

Palavras-chave: controle médico de saúde ocupacional, eSocial, monitoramento da saúde do trabalhador, norma regulamentadora 7

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No Brasil, a Norma Regulamentadora-NR 07 estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com o objetivo de promover e preservar a saúde do conjunto de trabalhadores.

Como parte do PCMSO, deve ser estabelecido um conjunto de exames clínicos e complementares específicos para a prevenção ou detecção precoce dos agravos à saúde dos trabalhadores, para cada grupo de trabalhadores da empresa. Em seus Quadros I e II, a NR 7 prevê a realização de exames obrigatórios, de acordo com o risco ao qual o trabalhador está exposto.

Contudo muitas exigências relativas ao Controle Médico de Saúde Ocupacional estão expressas em NR outras que a NR 7. Tal fato pode dificultar o cumprimento de tais exigências, em virtude do desconhecimento de sua existência, por estarem dispersas em meio às 35 NR em vigor.

Por outro lado, encontra-se em vias de implantação o e-Social, projeto do governo federal de sistema de coleta de informações, dentre as quais, aquelas relativas ao Monitoramento da Saúde do Trabalhador.

No presente estudo, a partir da varredura das 35 Normas Regulamentadoras vigentes, construiu-se uma “Consolidação do Controle Médico de Saúde Ocupacional”, apresentada em forma de Quadro, com o intuito de facilitar o acesso à informação, por seus usuários. A iniciativa visa simplificar o atendimento à legislação  - estando, assim, em consonância com o Projeto e-Social.