A CONVERGENCE OF GENRES: GOTHIC AND SCIENCE FICTION IN FRANKENSTEIN

Revista de Letras Juçara

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ISSN: 2527-1024
Editor Chefe: Emanoel Cesar Pires de Assis; Solange Santana Guimarães Morais
Início Publicação: 11/05/2017
Periodicidade: Semestral

A CONVERGENCE OF GENRES: GOTHIC AND SCIENCE FICTION IN FRANKENSTEIN

Ano: 2018 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Ismael Bernardo Pereira
Autor Correspondente: Ismael Bernardo Pereira | [email protected]

Palavras-chave: Frankenstein. Gótico. Ficção científica. gênerosliterários.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este  trabalho  tem  por  finalidade  analisar  a romanceFrankenstein,  de  Mary W.  Shelley,  sob  uma perspectiva de gêneros literários. Acredita-se que a obra manifesta tanto traços do genêro Gótico –devido à sua estrutura e temáticas comuns ao período em que foi publicada –, quanto elementos do que viria a se chamar o gênero da Ficção científica, todos os quais são aqui analisados dentro da obra e no contexto de sua criação. Nesse sentido, há uma convergência de gêneros em ação, ainda  que  um  deles  esteja  aí  em  forma  nascente: o  romance  de  Shelley  antecipa  um  interesse científico  dentro  da  ficção  que  viria  a  se  especificar,  a  partir  de  seu  legado.  A  perspectiva  de Tzvetan Todorov é considerada, uma vez que ela defende uma relação de múltiplos gêneros numa mesma obra, assim como a criação de gêneros literários a partir de outros já existentes. Conclui-se  que  o romance  manifesta  elementos  suficientes  para  abranger os  dois  gêneros discutidos,  os quais tanto coincidem quanto diferem



Resumo Inglês:

This  article  aims  to  analyze  the  novel Frankenstein,  by  Mary  W.  Shelley,  from  a  perspective  of literary genres. The work is believed to manifest both traits of the Gothic genre––due to its structure and  common  themes  to  the  period  it  was  published––and  of  what  would  in  future  be  called  the Science fiction genre. Those elements are here observed, in the novel as well as in the context of its creation. In this sense, there is a convergence of genres taking place, albeit one of them is in its nascent form: Shelley's novel antecipate a scientific interest that would be specified in later fiction, being  derived  from  her  legacy.  Tzvetan  Todorov's  perspective  is  considered,  inasmuch  as  he defends  the  presence  of  multiple  genres  inside  a  work  of  fiction,  as  well  as  the  creation  of  new literary  genres  from  other,  pre-existent,  ones.  It  is  concluded  that  the  novel  manifests  enough elements to comprise both the genres here discussed, with its common and different traits.