Documentaristas e profissionais do jornalismo convivem com dilemas semelhantes nos seus
processos de narrar o contemporâneo. Nesse sentido, as maneiras de se aproximar do
personagem, matéria-prima das narrativas, assim como as formas de relatar o seu estar no
mundo, tem sido um dos principais pontos do debate. Este artigo propõe um resgate de
exemplos atuais de documentários brasileiros, dirigidos por Eduardo Coutinho, João Moreira
Salles e Roberto Berliner em comparação com experiências criativas da jornalista Eliane Brum no
site da revista Época, reportagens da revista Piauà e as inovações do Profissão Repórter, da
rede Globo. O diálogo entre as formas narrativas do documentário e do jornalismo pode
ajudar a iluminar questões cruciais do debate sobre o personagem no centro da narrativa da
atualidade.
Documentary filmmakers and professional journalists live with similar dilemmas in their process
of recounting the contemporary. In this sense, the ways of approaching the character, the raw
material of the narratives, as well as ways to report on their being in the world, has been a
major point of debate. This article proposes a rescue of current examples of Brazilian
documentary, directed by Eduardo Coutinho, João Moreira Salles and Roberto Berliner, compared
with creative experiences of the journalist Eliane Brum, on the site of Época, reports of
magazine PiauÃ, and the innovations on the television program Profissão Repórter. The dialogue
between the documentary filmakers and narrative forms of journalism can help illuminate key
issues of debate about the character's narrative center today.