Coral Cênico UFVJM: um espaço de arte e formação acadêmica

Revista Elo - Diálogos em Extensão

Endereço:
Avenida Peter Henry Rolfs - Campus Universitário
Viçosa / MG
36570900
Site: http://www.elo.ufv.br
Telefone: (31) 3612-2020
ISSN: 2317-5451
Editor Chefe: Christina Gontijo Forniciari, Rubens Leonardo Panegassi
Início Publicação: 30/11/2012
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Turismo, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Coral Cênico UFVJM: um espaço de arte e formação acadêmica

Ano: 2017 | Volume: 6 | Número: 3
Autores: José RAFAEL Madureira
Autor Correspondente: José RAFAEL Madureira | [email protected]

Palavras-chave: Canto coral,metodologias de ensino de música,artes cênicas,extensão,cultura,canto coral,metodologías de la enseñanza de la música,artes escénicas,extensión universitaria,cultura,choral singing,methodologies of music teaching,performing arts

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho é um relato de experiência do projeto de extensão universitária intitulado "Coral Cênico UFVJM". Temo como propósito oferecer à comunidade acadêmica um espaço de estudo e prática do canto coral com ênfase na encenação teatral. O projeto acolhe estudantes, técnicos e professores da UFVJM, como também membros da comunidade externa. Utilizamos uma metodologia ativa inspirada nos pressupostos estético-pedagógicos de Jaques-Dalcroze. Excetuando-se o trabalho de técnica vocal, todo processo é realizado através de exercícios e jogos corporais, o que favorece significativamente a assimilação dos conceitos musicais envolvidos como também a afinação do coro e sua percepção harmônica. O projeto tem apenas dois anos de vida e já dispõe de um substancial repertório a duas, três e quatro vozes, peças entoadas em português, inglês, espanhol, alemão e dialeto Zulu, o que revela a transnacionalidade inerente aos ambientes de formação musical.



Resumo Inglês:

The present work is an experience report of the project of university extension called "Coral Scenic UFVJM". We aim to offer the academic community a space for study and practice of choral singing with an emphasis on theatrical performance. The project welcomes students, technicians and teachers of the UFVJM, as well as members of the external community. We use an active methodology inspired on Jaques- Dalcroze's Eurythmics principles. Except for vocal training exercises, all process is conducted through body exercises and theatrical games, which significantly contributes to the development of musical skills, including vocal tuning and harmonic perception from the chorus. The project is only two years old and already has a substantial repertoire for two, three and four voices, musical pieces sung in Portuguese, English, Spanish, German and Zulu dialect, which reveals the inherent transnationality of musical education environments.



Resumo Espanhol:

El presente trabajo es un relato de experiencia del proyecto de extensión universitaria titulado "Coral Cénico UFVJM". Tenemos como propuesto ofrecer a la comunidad académica un espacio de estudio y práctica del canto coral con énfasis en la escena teatral. El proyecto acoge a estudiantes, técnicos y profesores de la UFVJM, así como a miembros de la comunidad externa. Utilizamos una metodología activa inspirada en los presupuestos pedagógicos creados por Jaques-Dalcroze. Con excepción de los ejercicios de entrenamiento vocal, todo proceso se realiza a través de ejercicios y juegos corporales, lo que contribuye significativamente al desarrollo de las habilidades musicales, incluida la afinación vocal y la percepción armónica del coro. El proyecto tiene sólo dos años de vida y ya dispone de un sustancial repertorio a dos, tres y cuatro voces, piezas entonadas en portugués, inglés, español, alemán y dialecto Zulu, lo que revela la transnacionalidad inherente a los ambientes de educación musical.