O boom ocorrido na gastronomia no final da década de 90 aumentou o contato da população com o assunto. A produção no cinema sobre a matéria cresceu demasiadamente, alcançando o número de 58 películas gastronômicas entre os anos 2001–2010. O trabalho analisa a paleta cromática, assumindo que as cores possuem significados próprios, de seis filmes gastronômicos lançados entre 1991–2010. Para a realização da pesquisa, metodologias do audiovisual foram estudadas e decidiu-se a utilização das análises conotativa e diacrônica, sendo um levantamento de material histórico relativo ao uso de cores naquele produto, filmes neste caso, com finalidade de detectar, conhecer e compreender mudanças tecnológicas, culturais e da percepção das pessoas em relação às cores, além do emprego de softwares e observação comentada, filtrando apenas as cenas que retratam a cozinha, o cozinhar e a comensalidade. Foi possível observar como a cozinha e o cozinhar eram retratados de uma forma escura na década de 90 e coloridos nos anos de 2001–2010, já a comensalidade, em ambas as décadas, foi representada de maneira mais colorida. Como conclusão, fica evidente a evolução da representação da gastronomia no cinema através da paleta cromática, com filmes mais novos retratando a imagem da cozinha e do cozinhar positivamente.
The boom occurred in the gastronomy in the late 1990s increased the population's contact with the subject. Film production on the subject has grown overmuch, reaching the number of 58 gastronomic films between the years 2001-2010. The work analyzes the color palette, assuming that the colors have their own meanings, from six gastronomic films released between 1991 and 2010. In order to carry out the research, audiovisual methodologies were studied and it was decided to use the connotative and diachronic analyzes, being a survey of historical material related to the use of colors in that product, films in this case, with the purpose of detecting, knowing and understanding technological, cultural and people's perception of colors changes, as well as the use of software and commented observation, filtering only the scenes that portray the kitchen, cooking and commensality. It was possible to observe how the kitchen and cooking were portrayed in a dark form in the 90's and colorful in the years 2001-2010, meanwhile the commensality, in both decades, was represented in a more colorful way. As a conclusion, the evolution of the representation of gastronomy in the cinema through the chromatic palette is evident, with newer films portraying the image of the kitchen and of cooking positively.