O artigo apresenta os procedimentos metodológicos relativos à s investigações para a cena, do “Cruor Arte Contemporânea†(vide www.artecruor.com), no projeto de pesquisa, ensino e extensão “Arte Contemporânea e Cultura Investigadas Para Conhecer, Apreender e Transformarâ€, edital PROEXT 2013. Como resultado parcial, apresentamos uma reflexão da instauração cênica “Corpo Livreâ€, descrevendo o processo de sua criação e em quais aspectos rituais, sagrados e mÃticos está fundamentada, tendo como eixo norteador os estudos do corpo a partir do pensamento de Victor Turner, Marcel Mauss, Antonin Artaud, Richard Schechner, Renato Cohen, Anne Bogart. Demonstramos as práticas de criação da cena com criação colaborativa, envolvendo a preparação corporal como desencadeadora de processos sinestésicos, fundamentados em rituais, tendo como principal metodologia de pesquisa os laboratórios práticos corpóreo/vocais e instaurações cênicas realizadas com a finalidade da criação da encenação “Carminâ€.
The article presents the methodological proceeds for scenic investigation, of the “Cruor Arte Contemporânea†(www.artecruor.com), in the project of research, education and extension “Arte Contemporânea e Cultura Investigadas Para Conhecer, Apreender e Trasnformarâ€, PROEXT 2013. As partial result, we produce one reflection of the establishment scenic “Corpo Livreâ€, outlining the creation process and in which ritual, sacred and mythic aspects it is based, having as guiding axis the research of the body from the view of Victor Turner, Marcel Mauss, Antonin Artaud, Richard Schechner, Renato Cohen, Anne Bogart. We demonstrate the practices of creation of the scene with collaborative creation, involving the body preparation as a trigger of synesthetic processes, based on rituals, having the main research methodology practical body/vocal laboratories and, establishment scenic developed with the purpose of creation of staging “Carminâ€.