As Corporalidades do Trabalho Bailarino: Entre a Exigência Extrema e o Dançar com a Alma

RAC - Revista de Administração Contemporânea

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ISSN: 19827849
Editor Chefe: Marcelo de Souza Bispo
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Administração

As Corporalidades do Trabalho Bailarino: Entre a Exigência Extrema e o Dançar com a Alma

Ano: 2013 | Volume: 17 | Número: 6
Autores: D. Dornelles de Almeida, M. T. Flores-Pereira
Autor Correspondente: D. Dornelles de Almeida | [email protected]

Palavras-chave: corpo; corporalidade (embodiment); trabalho bailarino; companhias de dança; etnografia.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O contexto de desenvolvimento das pesquisas de corpo na Administração requer uma investigação que permita
uma compreensão corporificada (não representacional) desse campo do conhecimento. Para isso, refletimos
sobre estudos de corpo e corporalidades nos campos da Administração e da Dança (ballet), assim como
informações de uma etnografia realizada em uma importante companhia de dança brasileira, a Dançar
Companhia de Dança (nome fictício). O objetivo deste artigo é investigar como os bailarinos da Dançar
corporificam (embody) seu trabalho bailarino. Apontamos para três importantes processos de corporificação do
trabalho bailarino, quer sejam: a corporificação das dores e lesões, a corporificação de um tipo de corpo e de
movimentação corporal e, por fim, a dificuldade de corporificar o dançar com a alma. Compreendemos que tais
corporalidades se constituem a partir de um contexto mais amplo do que o da organização Dançar, pois incluem
questões de hierarquia e disciplina, assim como composições sócio-histórico-culturais do campo da dança. Sob a
perspectiva prática, analisamos que a exigência – organizacional e do campo da dança – por tais corporalidades
acarreta tanto o uso extremo do corpo bailarino, quanto a vivência limitada da dança por esses trabalhadores
artistas.



Resumo Inglês:

The context of research development in Management requires an investigation that allows an embodied (non-representational) understanding of this field of knowledge. Thus, we reflect on studies on body and embodiment in the fields of Management and Dance (ballet), as well as information from an ethnographic study carried out in an important dance company called Dancing Dance Company (real name withheld). The objective of this article is to investigate how dancers of Dancing Dance Company embody their dance work. The study points out three important embodiment processes present in dancers’ work in the dance company, which are: the embodiment of pain and injuries, the embodiment of a type of body and body movement, and, finally, the difficulty of embodying dancing from the soul. We understand that such corporalities are constituted from a wider context than the dance company environment since they include matters related to hierarchy and discipline as well as the socio-historical and cultural issues regarding the field of dance. From a practical perspective, we observed that demands that come either from the organization or from the field of dance have consequences, such as an extreme use of dancers’ bodies as well as a limitation of the dance experience.