Corpos envelhecidos e preconceitos etários e de gênero no filme As garotas do calendário

Oikos

Endereço:
Avenida Peter Henry Rolfs - Departamento de Economia Doméstica - Centro
Viçosa / MG
36570-977
Site: http://www.periodicos.ufv.br/oikos
Telefone: (31) 3612-7604
ISSN: 2236-8493
Editor Chefe: Rita de Cássia Pereira Farias
Início Publicação: 29/06/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Arquitetura e urbanismo, Área de Estudo: Demografia, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Economia, Área de Estudo: Planejamento urbano e regional, Área de Estudo: Serviço social, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar

Corpos envelhecidos e preconceitos etários e de gênero no filme As garotas do calendário

Ano: 2017 | Volume: 28 | Número: 2
Autores: Alcione Oliveira Silva, Rita de Cássia Pereira Farias
Autor Correspondente: Alcione Oliveira Silva | [email protected]

Palavras-chave: Corpo, Velhice, Gênero, Filme, As garotas do calendário

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo trata de uma reflexão sobre o corpo envelhecido e os preconceitos etários e de gênero, bem como sobre as formas de se vencer os preconceitos, a partir do filme As Garotas do Calendário. Apesar das conquistas advindas do movimento feminista, ainda vivemos em uma sociedade bastante preconceituosa em relação ao feminino, principalmente quando se trata do corpo envelhecido, por não corresponder ao modelo hegemônico de beleza calcado na juventude. Baseado em fatos reais, o filme mostra que é possível vencer os preconceitos ainda vigentes acerca da mulher e do envelhecimento. As análises realizadas neste trabalho articulam as cenas e os discursos presentes no filme a referenciais teóricos sobre corpo e gênero.



Resumo Inglês:

The article deals with a reflection on the surrounding body and the gender and gender biases, as well as on how to sell prejudices, from the movie Calendar Girls. Despite the many achievements of the feminist struggle, we still live in a society that is quite prejudiced in relation to the feminine, especially when it comes to the body, because it does not correspond to the hegemonic model of beauty traced in youth. Based on real facts, the film shows that it is possible to overcome the prevailing prejudices about women and aging. As analyzes they articulate as scenes and the present discourses without film to the theoretical references on the body and the genre.