O presente texto foi desenvolvido a partir de processos de censura prévia ao teatro paulista localizados no Arquivo Miroel Silveira (AMS) da biblioteca da Escola de Comunicações e Artes (ECA), na Universidade de São Paulo (USP). Nosso corpus concentrouâ€se nos processos que expurgavam dos roteiros teatrais e também das performances as referências ao corpo e à sua movimentação interpretativa. Dos 80 processos censórios analisados e seus respectivos textos dra†matúrgicos, destacamos onze, os que melhor ilustram a atuação da censura, em relação aos temas propostos. Como método, por meio da análise de conteúdo, evidenciamos as incoerências praticadas pelos censores e os subentendidos dos trechos cortados.
This text was developed from processes of previous censorship of the paulista theater found in the Arquivo Miroel Silveira (AMS) ofEscola de Comunicações e Artes's library (ECA), at the University ofSão Paulo (USP). Our corpus concentrated on processes which expurgated from theatrical scripts and also performances the references to body and its interpretative movement. Out of the 80 censoring processes analyzed and their respective dramaturgical texts, we have detached eleven, which better illustrate the censorship act in relation to proposed themes. As a method, by means of content analysis, we made evident the incoherencies performed by the censors and the tacit ones of the shots cut.