O presente artigo, fruto de pesquisa de mestrado, trata de análise teórica acerca da produção de corpos utópicos e heterotopias na narrativa fílmica de Tatuagem. Toma-se como arcabouço teóricoa filosofia cínica e os estudos queer. Para a análise, elege-se como foco as apresentações do grupo fictício no filme, Chão de Estrelas, destacando uma de suas apresentações que mais claramente relaciona-se com os conceitos discutidos. Com a análise desenvolvida é possível pensar o performativo no filme como expressão da coragem da verdade e produtor de possibilidades utópicas dos corpos na heterotopia que pode ser o cinema.
This article, master's research result, deals with theoretical analysis on the production of utopian bodies and heterotopias in filmic narrative of Tatuagem. It takesas the theoretical frame work the cynical philosophy and queer studies. For the analysis, is elected as focused the presentations of the fictional group in the movie, Chão de Estrelas, highlighting one of his performances that clearly relates to the concepts discussed. With the developed analysis it is possible to think the performative in the film as an expression of the courage of the truth and as producer of utopian possibilities of bodies in heterotopia which may be the cinema.