OBJETIVO: Conhecer o cotidiano das pessoas atingidas pela hanseníase institucionalizadas durante o isolamento compulsório no Hospital Colônia Padre Antônio Manoel, em Paulista-PE.
MÉTODOS: O estudo foi do tipo qualitativo, O material de estudo em uso foi obtido através de entrevistas individuais semi-estruturadas. Essas entrevistas foram realizadas com a utilização de um guia de entrevista elaborado pelas autoras, após concordância dos sujeitos.A análise dos dados foi feita a partir da discussão da análise de conteúdo de Bardin13.
RESULTADOS: Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com pessoas que fizeram parte do dia-a-dia do hospital neste período, caracterizando o estudo como do tipo qualitativo-descritivo. Os resultados foram organizados segundo as categorias: Atividades de trabalho desenvolvidas pelos usuários; Expressões de cultura e lazer e Fatos marcantes.
CONCLUSÃO: Após a realização deste estudo, foi possível conhecer como as pessoas atingidas pela hanseníase passavam seus dias em um “mundo a parte”, segregado da sociedade.