A nova explosão comunicacional do século XXI tem implicações não só para as estratégias dos media, como para a existência, conteúdo e forma de géneros muito especÃficos do jornalismo, como a crÃtica de televisão. Neste artigo, começo por uma descrição analÃtica breve deste género nas primeiras décadas de existência do media, para passar depois à análise do lugar da crÃtica no âmbito da nova explosão comunicacional; a seguir, faço uma pausa para reflectir sobre duas reacções diferentes a respeito da crÃtica literária no novo ambiente mediático, e termino com algumas sugestões do que deve ser hoje a crÃtica de televisão para poder considerar-se útil, necessária e para sobreviver com visibilidade e responsabilidade na era do receptor empoderado.
The twenty-first century communicational explosion has its implications not only for media strategies, but also for the survival, contents and form of specific journalistic genres such as television criticism. In this paper, I start by making a brief analytic description of the development) of the genre during the first decades of television, followed by an evaluation of criticism itself considering this latest communicational explosion. Next, I reflect on two different literary criticism perspectives in this new environment, ending with a few suggestions on how to write television criticism today so that it may be regarded as useful and necessary, in keeping with its visibility and responsibility in the age of the empowered receiver.