CRÍTICA SOCIAL E INTERTEXTUALIDADE NA CANÇÃO REBELIÃO DO SKANK

Revista Recorte

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Início Publicação: 01/02/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística

CRÍTICA SOCIAL E INTERTEXTUALIDADE NA CANÇÃO REBELIÃO DO SKANK

Ano: 2012 | Volume: 9 | Número: 2
Autores: José Eduardo Rube de Almeida, Gloria Carneiro do Amaral
Autor Correspondente: José Eduardo Rube de Almeida | [email protected]

Palavras-chave: Intertextualidade; canção popular brasileira; Skank

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Resumo Português:

No presente artigo analisamos as alusões histórico-literárias da canção “Rebelião”, da banda mineira Skank sob a ótica da intertextualidade. Nossa reflexão recai sobre a função dessas alusões para a constituição discursivo-semântica da canção, que busca retratar a partir da visão do enunciador, o universo do sistema carcerário brasileiro. O fenômeno intertextual possui duas funções principais em “Rebelião”: (1) retratar o sistema prisional de forma irônica, incisiva e contraditória, (2) e ilustrar a experiência pesada e revoltante do enunciador diante deste sistema, sempre mediada pelo paradoxo.