A crítica teatral de Machado de Assis

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ISSN: 1517-7874
Editor Chefe: Sulemi Fabiano Campos
Início Publicação: 31/05/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística

A crítica teatral de Machado de Assis

Ano: 1999 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Franceli Aparecida da Silva Mello
Autor Correspondente: F. A. S. MELLO | [email protected]

Palavras-chave: Crítica teatral; Machado de Assis.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A maior parte dos estudiosos da obra de Machado de Assis ressalta as suas qualidades de crítico. Tristão de Athayde chega a afirmar que, ao traçar, em 1865, o ideal do crítico, Machado de Assis marcou um conceito modelar de crítica literária, não só para si como para os seus contemporâneos. Com relação à crítica teatral, parece haver unanimidade quanto à superioridade de Machado em relação aos seus pares. Para Edmundo Moniz1 perspicácia,
bom senso, bom gosto, serenidade e equilíbrio são as principais qualidades de suas análises. A paixão pelo
teatro, o espírito combativo e esperançoso caracterizavam suas primeiras críticas, cujas idéias poderiam,
segundo o autor, ser subscritas presentamente. José Galante de Sousa escreve que, como crítico, os trabalhos
de Machado de Assis valem por uma profissão de fé; “ E, sobretudo como crítico teatral, não perde ocasião de demonstrar que crê firmemente na possibilidade do verdadeiro teatro entre nós...”2 . SegundoLúcia Miguel Pereira, Machado sai-se muito bem como analista literário e não há que se discutir a sua seriedade como crítico dramático. Jean-Michel Massa vai mais longe e vê nessa atividade uma forma de engajamento do escritor, e mais, ela teria revelado o verdadeiro Machado dos anos da juventude, “... sem as máscaras com que se cobriu mais tarde. Aos vinte
anos, é-se franco e sincero. E mais ainda quando se tem responsabilidade e se deseja mudar, como Machado de Assis, a face do teatro e do mundo.” 3, até o momento em que se retira à“torre de marfim do esteticismo” e abandona o jornalismo cotidiano para dedicar-se à ficção.