: Somente uma pessoa muito precipitada tentaria definir a criatividade nas artes ou nas ciências, quanto mais em ambas. Não há receita conhecida para a criatividade, nenhuma fórmula mágica que abra as comportas da originalidade e garanta um fluxo constante de novas ideias e novas percepções. Na verdade, nem mesmo sabemos se a criatividade é totalmente de um tipo e se pode ser discutida de forma significativa em uma categoria geral. Tudo o que podemos fazer legitimamente é descrever a criatividade conforme ela se manifesta em vários campos da atividade humana, desde a criação de um belo poema até a invenção de uma nova teoria científica. Abordamos esse problema na primeira parte deste artigo; na segunda parte, examinamos mais de perto a representação artística e literária da ciência na Europa desde o Renascimento até o Romantismo e, na terceira parte, examinamos o estado atual das coisas.
Only a very rash person would attempt to define creativity in either the arts or science, let alone in both. There is no known recipe for creativity, no magic formula that opens the sluices of originality and guarantees a steady flow of new ideas and fresh insights. Indeed, we do not even know whether creativity is all kind and whether it can be meaningfully discussed under one general category. All we can legitimately do is describe creativity as it is manifested in various fields of human endeavour, from the creation of a beautiful poem to the invention of a new scientific theory. We tackle this problem in the first part of this article; in the second, we take a closer look at artistic and literary representation of science in Europe from the Renaissance to the Romanticism, and, in the third part, we examine the current situation.
Solo una persona muy temeraria trataría de definir la creatividad en las artes o las ciencias, o en ambas. No existe una receta conocida para la creatividad, ninguna fórmula mágica que abra las compuertas de la originalidad y asegure un flujo constante de nuevas ideas y nuevas percepciones. De hecho, ni siquiera sabemos si la creatividad es completamente de un tipo y si se puede discutir de manera significativa en una categoría general. Todo lo que podemos hacer legítimamente es describir la creatividad tal como se manifiesta en varios campos de la actividad humana, desde la creación de un hermoso poema hasta la invención de una nueva teoría científica. Abordamos este problema en la primera parte de este artículo; en la segunda parte, examinamos la representación artística y literaria de la ciencia en Europa desde el Renacimiento hasta lo Romanticismo, y en la tercera parte, examinamos la situación actual.