A credibilidade sobrenatural: estratégias de persuasão e de efeito de real em Atividade Paranormal

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ISSN: 15180395
Editor Chefe: Pe. Msc. João Batista Gomes de Lima
Início Publicação: 30/06/2000
Periodicidade: Quadrimestral

A credibilidade sobrenatural: estratégias de persuasão e de efeito de real em Atividade Paranormal

Ano: 2011 | Volume: 12 | Número: 1
Autores: Klaus’Berg Nippes Bragança
Autor Correspondente: Klaus’Berg Nippes Bragança | [email protected]

Palavras-chave: Efeito de real, horror, pacto ficcional

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esse artigo visa debater alguns aspectos do Efeito de Real em textos ficcionais do gênero de horror. Considerando o texto como um produto da construção de sentido fomentada pelo intérprete, toma-se como amostra do conjunto genérico de horror o filme Atividade Paranormal (OREN PELI, 2009), abordado enquanto um mecanismo textual de produção de encanto. Partindo da premissa de que o texto fílmico configura estratégias discursivas de convencimento para provocar os efeitos específicos das ficções de horror, empregam-se conceitos, categorias e parâmetros analíticos semióticos, narratológicos, retóricos e poéticos para investigar o funcionamento das instruções de leitura textualmente programadas para o intérprete que pretende compactuar com o modelo de pressupostos afetivos que regem a experiência pragmática do gênero.



Resumo Inglês:

This paper aims at discussing some aspects of the Effect of Real in fictional texts of the horror genre. Considering the text as a product of the construction of meaning promoted by the interpreter, a sample of the horror genre film Paranormal Activity (OREN PELI, 2009) is taken, which is approached as a textual mechanism for enchant production. Assuming that the film text sets the discursive strategies of persuasion to produce the specific effects of the horror fictions, the concepts, categories, semiotic, narratological, rhetoric and poetic analytical parameters were used, in order to investigate the functioning of the reading instructions programmed for the interpreter who decides to use the model of affective assumptions that govern the pragmatic experience of the genre.