A crescente disseminação dos estudos feministas na pesquisa em Artes Cênicas e suas contribuições para a criação de ações disruptivas institucionais

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

A crescente disseminação dos estudos feministas na pesquisa em Artes Cênicas e suas contribuições para a criação de ações disruptivas institucionais

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: 33
Autores: Stela Fischer
Autor Correspondente: Stela Fischer | [email protected]

Palavras-chave: Teatro feminista; mulheres artistas; epistemologia feminista; epistemologia decolonial; feminismos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Proponho uma mirada em direção à crescente disseminação dos estudos feministas e de gênero nos programas de graduação e pós-graduação em Artes Cênicas em diversas instituições brasileiras. O texto aborda o incentivo à inclusão de disciplinas curriculares, criação de encontros e núcleos de pesquisas teóricas e artísticas, e de frentes pedagógicas associadas aos estudos feministas, identitários e decoloniais na formação da/o artista. Essa condição impulsiona abordagens de outras epistemologias e estabelecem uma reação crítica diante da - ainda - predominância dos saberes hegemônicos e/ou androcêntricos institucionais.  



Resumo Inglês:

In this paper, I propose to take a look on the growing diffusion of feminist and gender studies in undergraduate and graduate programs within theatre departments in Brazilian institutions of higher education. The paper addresses the stimulus to include the subject matter through curricular courses, meetings and the creation of theoretical and practical research groups as well as closely linked pedagogic activities that are associated with feminist, identity and decolonial studies within the artist’s formative process. This conditioning context serves as a stimules to get in touch with other non-hegemonic epistemologies e establishes a critical reaction towards what are still predominant forms of institutional knowledge, such as androcentric approaches.