Criação de game como estratégia transmídia da série televisiva “Supermax”

Revista Culturas Midiáticas

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ISSN: 1983-5930
Editor Chefe: Dra. Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle
Início Publicação: 12/08/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Artes

Criação de game como estratégia transmídia da série televisiva “Supermax”

Ano: 2020 | Volume: 13 | Número: 1
Autores: GRECO, C.; DAL BELLO, A. L.
Autor Correspondente: DAL BELLO, A. L | [email protected]

Palavras-chave: Narrativa Transmídia. Games. Série televisiva. Supermax

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem por objetivo discutir os processos de criação do gameinspirado na série televisiva Supermax(Globo, 2016). A intenção é evidenciar e refletir sobre o processo de criação do game e os diálogos entre os produtores da série e os criadores não profissionais, no intuito de compreender os níveis de envolvimento do telespectador. Inicialmente, abarca-se as teorias de Jenkins (2006) sobre narrativa transmídia para, em seguida, identificar a aplicação desses conceitos na criação do game. Após descrição da série e seus múltiplos conteúdos, foi realizada uma análise da evolução da audiência na plataforma Globo Play, quantidade de curtidas e comentários postados pelos usuários. Os resultados demonstram que, embora houvesse um esforço por parte da TV Globo, o baixo engajamento do telespectador reflete uma experimentação ainda em amadurecimento por ambas as partes, o que na prática não desqualifica a aceitação do game por um número significativo de usuários.



Resumo Inglês:

This article aims to discuss the processes of creation of the game inspired by the television series Supermax(Globo, 2016). The intention is to highlight and reflect on the process of creating the game and the dialogues between the producers of the seriesand non-professional creators, in order to understand the levels of involvement of the viewer. Initially, we discuss the theories of Jenkins (2006) on transmedia storytelling in order to identify how such concepts were applied in the process of creation of the game. After describing the television series and its multiple contents, we analyze the evolution of the audience on Globo Play (Globo’s platform of VoD) digital plaform, as well as the number of ‘likes’ and comments posted by users. The results show that although there has been an effort from Globo to produce a variety of content expanding the universe of the series, the little engagement of the viewer shows an experiment still on growing, although this does not disqualify the acceptance of the game by a significant number of users.



Resumo Espanhol:

Este artículo tiene como objetivo discutir los procesos de creación del juego inspirado en la serie de televisión Supermax (Globo, 2016). La intención es resaltar y reflexionar sobre el proceso de creación del juego y los diálogos entre los productores de la serie y los creadores no profesionales, con el fin de comprender los niveles de implicación del espectador. Inicialmente, se adoptan las teorías de Jenkins (2006) sobre la narrativa transmedia para, luego, identificar la aplicación de estos conceptos en la creación del juego. Luego de describir la serie y sus múltiples contenidos, se realizó un análisis de la evolución de la audiencia en la plataforma Globo Play, número de me gusta y comentarios publicados por los usuarios. Los resultados demuestran que, si bien hubo un esfuerzo por parte de TV Globo, el bajo engagement del espectador refleja un experimento aún en maduración por ambas partes,que en la práctica no descalifica la aceptación del juego por parte de un número significativo de usuarios.