CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM GAMIFICADOS PARA USO EM SALA DE TREINAMENTO

Revista Científica Hermes

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ISSN: 2175-0556
Editor Chefe: Fernando de Almeida Santos
Início Publicação: 30/06/2009
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Administração

CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM GAMIFICADOS PARA USO EM SALA DE TREINAMENTO

Ano: 2017 | Volume: 17 | Número: 17
Autores: M. L. G. Massi
Autor Correspondente: M. L. G. Massi | [email protected]

Palavras-chave: gamificação, aprendizagem, treinamento presencial, objetos de aprendizagem gamificados, resultados em treinamento

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As pessoas de todo o mundo passam bilhões de horas por semana jogando nos computadores, smartphones e videogames. Levar os elementos dos jogos, que fascinam e prendem a atenção
dos indivíduos, para o contexto da educação profissional ou não, pode ser uma estratégia metodológica que resulte em aumento de motivação e engajamento de aprendizes. Este
estudo, com baseado em pesquisa bibliográfica e documental, pretende apresentar as etapas para a criação de objetos de aprendizagem gamificados a serem utilizados pelos profissionais
das áreas de treinamento, em especial, os instrutores, que desejam aumentar o envolvimento dos treinandos com os conteúdos transmitidos em sala de treinamento. Há resultados
empíricos mostrando a eficácia da gamificação em treinamento e na transferência dos aprendizados para o trabalho cotidiano.



Resumo Inglês:

People around the world spend billions of hours a week playing on computer, smartphones and video games. Take the game elements that fascinate and hold the attention of individuals,
to the context of education may be a methodological strategy that results in increased motivation and engagement of learners. This study, based on bibliographical and documentary research, intends to present the steps for creating gamificates learning objects to be used by professionals in training, especially the instructors, who want to increase the involvement of
trainees with the content transmitted training room. There are empirical results showing the effectiveness of gamification in training and transfer of learnings to everyday work.