Este artigo reflete acerca da concepção dramatúrgica da geração de intelectuais brasileiros, capitaneada por José de Alencar e Machado de Assis, que, por volta de 1850, tencionou forjar, nos palcos nacionais, uma concepção inovadora para a dramaturgia da época, a saber, o Realismo teatral – um misto de reflexões morais e reprodução dos problemas sociais. A ascensão e queda dos “dramas de casacaâ€, a polêmica com o teatro romântico, as soluções cênicas do teatro realista e o possÃvel legado deixado por esta geração são algumas das temáticas a serem abordadas e discutidas em nosso trabalho.
This article reflects on the conception of theatrical generation of Brazilian intellectuals, led by José de Alencar and Machado de Assis, who, around 1850, intended to build, in the national stage, an innovative design for the
dramaturgy of the time, namely the theatrical realism - a mix of moral reflection and reproduction of social
problems. The rise and fall of “dramas of tails“, a polemic with the romantic drama, solutions scenic theater
realistic and possible legacy of this generation are some of the topics to be addressed and discussed in our work.