Criação e aplicação de um jogo educativo como proposta de ensino aprendizagem a alunos de monitoria na área de Anatomia Humana Geral

Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais

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ISSN: 2525-9563
Editor Chefe: Luiz Roberto de Oliveira
Início Publicação: 19/08/2016
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências da Saúde

Criação e aplicação de um jogo educativo como proposta de ensino aprendizagem a alunos de monitoria na área de Anatomia Humana Geral

Ano: 2019 | Volume: 4 | Número: 2
Autores: Carlos Jhone Coelho da Silva Anairtes Martins de Melo
Autor Correspondente: Carlos Jhone Coelho da Silva | [email protected]

Palavras-chave: Jogo educativo. Monitoria. Ciências Anatômicas.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Introdução e objetivos: A disciplina de Anatomia Humana é ofertada nos primeiros anos de graduação, e algumas dificuldades são relatadas pelos discentes. Esse estudo propôs elaborar e aplicar um jogo educativo de Anatomia à discentes participantes de um programa de monitoria. Método: Relato de experiência realizado de julho/2016 a julho/2017, período vigente ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICT) do pesquisador no UNIFANOR/WYDEN. A pesquisa constou de cinco fases desde o processo de elaboração até a aplicação do jogo. Resultados: O jogo nomeado Anatomicamente foi elaborado em tabuleiro contemplando os sistemas: esquelético, muscular, nervoso, circulatório, respiratório, digestório e genital masculino/feminino. A aplicação do jogo inferiu que os participantes demonstraram sentimento de ansiedade e quanto ao desempenho analisado, a partir da aplicação do questionário em dois momentos da pesquisa, percebeu-se que os alunos obtiveram uma melhora na pontuação em relação aos acertos das questões. Conclusão: Pode-se considerar que a criação de um jogo educativo é viável como proposta de metodologia ativa lúdica e atraente para o processo de ensino-aprendizagem de Anatomia Humana. Sugerem-se que sejam realizados novos estudos nessa temática, a fim de se ter maior entendimento quanto ao processo de inserção de metodologias ativas no ensino à saúde.



Resumo Inglês:

Introduction and Objectives: The discipline of Human Anatomy is offered in the early years of graduation and some difficulties are reported by students. This study has proposed drawing up and implementing an educational game Anatomy of the students participating in a monitoring program. Method: Experience report carried out from July/2016 to July/2017, current period to the Scientific and Technological Initiation Program (PICT) of the researcher in UNIFANOR/WYDEN. The survey consisted of five stages from the preparation process to the game application. Results: The game named Anatomically was drafted in contemplating board systems: skeletal, muscular, nervous, circulatory, respiratory, digestive and genital male/female. Application of inferred game participants demonstrated sense of anxiety and for performance analysis from the questionnaire in two stages of the research, it is clear that students achieved an improvement in the score the hits of the issues. Conclusion: It can be considered that the creation of an educational game is viable as proposed playful and appealing active methodology to the process of teaching and learning of Human Anatomy. It is suggested to be carried out further studies in this subject, in order to have better understanding about the process of inserting active methods in teaching health.