CRIAÇÕES LEXICAIS E RECRIAÇÕES POÉTICAS N’OS DESVALIDOS, DE FRANCISCO J.C. DANTAS

EntreLetras

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ISSN: 21793948
Editor Chefe: Cícero da Silva
Início Publicação: 30/06/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

CRIAÇÕES LEXICAIS E RECRIAÇÕES POÉTICAS N’OS DESVALIDOS, DE FRANCISCO J.C. DANTAS

Ano: 2013 | Volume: 4 | Número: 2
Autores: R. B. Ferreira
Autor Correspondente: R. B. Ferreira | [email protected]

Palavras-chave: Os Desvalidos, estilo, léxico

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho propõe-se a discutir alguns elementos relacionados às criações estilísticas lexicais na obra romanesca Os Desvalidos (2012), do autor sergipano Francisco J.C. Dantas. Assim, os aspectos oriundos do eixo do enunciado textual - tal como o elemento mórfico -, serão esmiuçados graças às teorias de estilo e de lexicologia. Desta feita, para tal empreitada, serão de grande valia os aportes teóricos de estilo de Michel Théron (1992), Nilce Sant’Anna Martins (1989) e Pierre Guiraud (1978); bem como do suporte das teorias de criatividade lexical de Louis Guilbert (1975), Ieda Maria Alves (1989), e de Maria Aparecida Barbosa (1981). Com isso, averiguar no discurso literário aqui estudado as potencialidades expressivas dos vocábulos regionais, das gírias sertanejas, das locuções e expressões populares as quais o autor enfatiza, jungem ao discurso poético todo um repertório de possibilidades de escolhas lexicais e semânticas da língua em seu uso popular, coloquial e oral junto a um mundo erudito, culto e universal; foco de intenção do escritor ao mesclar, pelo hibridismo que o gênero romanesco comporta, as facetas de um Brasil arcaico e moderno, tanto socialmente (relações econômico-sociais) quanto culturalmente (relações linguageiras).



Resumo Inglês:

This paper proposes to discuss some elements related to stylistic lexical creations at the novel Os Desvalidos (2012), by the author Francisco J . C . Dantas. Thus, the issues arising from the axis of textual statement - such as morphic element - will be scrutinized thanks to the theories of style and lexicology. This time, for this venture will be of great value the theoretical contributions of style by Michel Théron (1992), Nilce Sant'Anna Martins (1989) and Pierre Guiraud (1978), as well as supporting the theories of lexical creativity of Louis Guilbert (1975), Ieda Maria Alves (1989), and Maria Aparecida Barbosa (1981). Thus, ascertaining the literary discourse studied here with the potential of regional vocabulary, slang of backcountry, the popular phrases and expressions which the author emphasizes the poetic discourse join a whole repertoire of possibilities for semantic and lexical choices in their use of popular language, colloquial and oral, along with a scholarly world, worship and universal focus of intent to merge the writer, hybridity by the novel style behaves, the facets of an archaic and modern Brazil, both socially (economic and social relations) as culturally (relations of language).