A criança como modelo na pedagogia do Clown: em Jacques Copeau, Jacques Lecoq e Philippe Gaulier

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

A criança como modelo na pedagogia do Clown: em Jacques Copeau, Jacques Lecoq e Philippe Gaulier

Ano: 2023 | Volume: 2 | Número: 47
Autores: Rodrigo Cardoso Scalari
Autor Correspondente: Rodrigo Cardoso Scalari | [email protected]

Palavras-chave: criança, clown, pedagogia teatral, teatro francês, atuação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo é oriundo de minha pesquisa de doutorado sobre a criança como modelo na pedagogia teatral. Evidenciam-se relações tácitas entre a criança e o clown no pensamento de Jacques Copeau e a maneira pela qual a criança se torna um modelo para a aprendizagem da linguagem clownesca nas pedagogias de Jacques Lecoq e de Philippe Gaulier. Objetiva-se a problematização de lugares comuns sobre a relação criança-clowna partir de um diálogo com diferentes disciplinas (antropologia, psicanálise, psicologia, performance studies), em busca de uma compreensão expandida de noções como inocência, autenticidade, singularidade e criatividade na formação do clown dentro da tradição teatral francesa de Copeau-Lecoq-Gaulier.



Resumo Inglês:

The article stems from my PhD research on the child as a model in theatre pedagogy. It reveals tacit relations between the child and the clown in Jacques Copeau's thinking and the way in which the child becomes a model for learning clown language in Jacques Lecoq's and Philippe Gaulier's pedagogies. The aim is to problematize commonplaces about the child-clown relationship from a dialogue with different disciplines (anthropology, psychoanalysis, psychology, performance studies), in search of an expanded understanding of notions such as innocence, authenticity, singularity and creativity in the clown's training within the French theatrical tradition of Copeau-Lecoq-Gaulier.



Resumo Espanhol:

El artículo proviene de mi investigación doctoral sobre el niño como modelo en la pedagogía teatral. Destaca las relaciones tácitas entre el niño y el payaso en el pensamiento de Jacques Copeau y la forma por la que el niño se convierte en modelo de aprendizaje del lenguaje del payaso en las pedagogías de Jacques Lecoq y Philippe Gaulier. El objetivo es problematizar los lugares comunes sobre la relación niño-payaso a partir de un diálogo con diferentes disciplinas (anCriança, Clown, Pedagogia teatral, Teatro francês, Atuaçãotropología, psicoanálisis, psicología, estudios de performance), en busca de una comprensión ampliada de nociones como inocencia, autenticidad, singularidad y creatividad en la formación del payaso dentro de la tradición teatral francesa de Copeau-Lecoq-Gaulier.